A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11900/2010, de 22 de Julho

Partilhar:

Sumário

Regulamento das Prescrições

Texto do documento

Despacho 11900/2010

1 - Ouvidos o Conselho Científico e o Conselho Pedagógico, aprovo no termos do artigo 13.º, n.º 4, alínea g), dos Estatutos do Instituto Superior Técnico, o Regulamento de Prescrições do Instituto Superior Técnico que vai em anexo a este despacho.

2 - Este despacho entra em vigor no dia da sua publicação no Diário da República.

Instituto Superior Técnico, 14 de Julho de 2010. - O Presidente do Instituto Superior Técnico, António Manuel da Cruz Serra.

Regulamento de Prescrições do IST

Artigo 1.º

Preâmbulo

O regime de prescrições a adoptar nos cursos de 1.º e 2.º ciclo e mestrados integrados do IST resulta da Lei 37/2003 de 22 de Agosto, e visa promover a responsabilização dos estudantes, entendida no sentido de que estes devem mostrar adequado aproveitamento escolar, justificando, pelo seu mérito, o acesso ao bem social de que beneficiam: a sua educação e formação. De acordo com a Lei 37/2003 o estudante prescrito fica impedido de se candidatar ou inscrever nesse ou outro curso nos dois semestres seguintes.

Artigo 2.º

Regime de prescrições

1 - Serão considerados prescritos os alunos que estejam nas condições definidas na tabela I.

TABELA I

(ver documento original)

No caso de cursos de ciclo integrado os valores da tabela anterior aplicam-se separadamente a cada um dos ciclos, considerando-se que o aluno frequenta o 2.º ciclo quando tiver concluído todas as unidades curriculares do 1.º ciclo.

2 - Após uma primeira prescrição, incorrerão novamente em situação de prescrição os alunos que estejam nas condições definidas na tabela II.

TABELA II

(ver documento original)

3 - No caso do estudante que se encontre em regime de estudo a tempo parcial, para efeito da aplicação das Tabelas I e II apenas é contabilizado 0,5 por cada inscrição que tenha efectuado nessas condições.

4 - Aos estudantes constantes de 1 e 2, e por forma a não penalizar os que comprovadamente estejam num regime de recuperação do seu aproveitamento escolar, será levantada a prescrição aos que cumprirem um (ou ambos) dos seguintes requisitos:

4.1 - ECTS(índice N) (maior que) ECTS(índice N - 1) ^ ECTS (índice N - 1) (igual ou maior que) 12

(em que ECTS(índice N) é o total de ECTS concluídos no último ano de inscrição e ECTS(índice N-1) é total de ECTS concluídos no ano imediatamente anterior);

4.2 - Tenham a possibilidade de atingir os valores mínimos definidos nas tabelas 1 e 2 se estiverem inscritos em regime de tempo parcial no ano lectivo seguinte.

5 - Atento ainda o princípio da proporcionalidade, consagrado constitucional e legalmente, poderá ainda a aplicação de regras de prescrição ser ajustada a casos em que, invocados e inequivocamente provados pelo aluno, este, por motivos de força maior, se viu impossibilitados de frequentar as actividades lectivas e assim alcançar um nível mínimo de aproveitamento escolar. Tal ajuste será efectuado mediante requerimento dirigido ao presidente do IST e entregue no Núcleo de Graduação - Alameda, ou Núcleo Académico do Taguspark.

Artigo 3.º

Afixação e divulgação da lista de prescrições

No mês de Agosto de cada ano são afixadas as listas provisórias de alunos a prescrever no ano lectivo seguinte. Será garantido o direito a recurso da decisão de prescrição. A inscrição dos alunos prescritos estará vedada durante um ano lectivo (dois semestres consecutivos), podendo ser requerido o reingresso no ano lectivo seguinte.

203498783

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1175927.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda