Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 11874/2010, de 15 de Junho

Partilhar:

Sumário

Concurso externo geral de ingresso para a contratação de dois especialistas de informática para ocupação de dois postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado

Texto do documento

Aviso 11874/2010

Concurso externo geral de ingresso para a contratação de dois especialistas de informática para ocupação de dois postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Nos termos do disposto no artigo 9.º do Decreto-Lei 204/98 de 11 de Julho, torna-se público que por despacho do Senhor Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, de 25 de Maio de 2010, se encontra aberto pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação no Diário da República, concurso externo geral de ingresso para a contratação de dois especialistas de informática de grau um, nível dois, para ocupação de dois postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

1 - Descrição das funções e caracterização do posto de trabalho:

Ref. 1:

Definir requisitos técnicos e aconselhar a gestão nas soluções a adoptar que apresentem o melhor rácio custo/benefício. Elaboração de caderno de encargos e gestão de processos de aquisição de equipamentos informáticos. Implementar tecnologias da informação, nomeadamente soluções de switching (L2) e routing (L3) com recurso a protocolos que melhorem a disponibilidade/eficiência da rede do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Implementação de soluções de segurança e qualidade de serviço que garantam a integridade dos dados assim como a qualidade das comunicações.

Implementar soluções de salvaguarda de dados e respectiva reposição (Symantec BackupExec e Bacula). Definir a estruturar a cablagem estruturada do Instituto Superior de Engenharia do Porto e efectuar trabalhos em fibra óptica (conectorização e fusão)

Gerir e administrar sistemas Linux e Windows Server;

Gerir e administrar a infra-estrutura de segurança e qualidade de serviço (Pix, ASA, Checkpoint, iptables). Gerir e administrar a infra-estrutura de rede (equipamentos 3Com, HP, Cisco, Nortel). Desenhar soluções técnicas abrangentes (desde infraestrura de rede e sistemas até apoio ao desenho de soluções de software). Coordenação de equipa de helpdesk. Apoio aos técnicos de helpdesk e formação aos mesmos das soluções implementadas

Ref. 2:

Formador certificado CCNA, CCNA Security e CCNP para a Academia.CISCO.ISEP. Responsável pela aquisição, instalação, manutenção dos equipamentos necessário às formações. Obtenção de formação e certificação em áreas que sejam definidas como estratégicas para a Academia. Participação na definição da estrutura da cablagem estruturada do Instituto Superior de Engenharia do Porto e na infra-estrutura de segurança e qualidade de serviço (Pix, ASA, Checkpoint, iptables). Desenhar soluções técnicas abrangentes (desde infra-estrutura de rede e sistemas até apoio ao desenho de soluções de software).

Implementar tecnologias da informação, nomeadamente soluções de switching (L2) e routing (L3) com recurso a protocolos que melhorem a disponibilidade/eficiência da rede do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Implementação de soluções de segurança e qualidade de serviço que garantam a integridade dos dados assim como a qualidade das comunicações.

2 - Local de Trabalho - As funções objecto deste concurso serão exercidas no Instituto Superior de Engenharia do Porto, Sito na Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431, no Porto.

3 - Posicionamento remuneratório - A remuneração corresponde ao índice 400 (categoria Estagiário com licenciatura).

4 - Nos termos do n.º 4 do artigo 6.º da Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, o recrutamento inicia-se de entre trabalhadores com relação jurídica de emprego público estabelecida por tempo indeterminado.

5 - Na sequência de parecer favorável da Senhora Presidente do Instituto Politécnico do Porto proferido por despacho de 24 de Maio de 2010 nos termos do n.º 6 do artigo 6.º da Lei 12-A/2008 de 27 de Fevereiro, tendo em conta os princípios de racionalização e eficiência que devem presidir à actividade administrativa, bem como a urgência de que se reveste o procedimento, no caso de impossibilidade de ocupação dos postos de trabalho por aplicação do estipulado no número anterior, procede-se ao recrutamento de trabalhadores com relação jurídica de emprego público por tempo determinado ou determinável ou sem relação jurídica de emprego público previamente estabelecida

6 - Requisitos Gerais de Admissão - Os candidatos devem reunir, até ao termo do prazo de entrega das candidaturas, os requisitos gerais necessários para o exercício de funções públicas, enunciados no artigo 8.º da Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro.

7 - Prazo de validade: o concurso visa a ocupação dos postos mencionados.

8 - Nível habilitacional e área de formação: Grau de complexidade funcional, Grau 3: Licenciatura em Engenharia informática e ou electrónica.

9 - Constituem condições preferenciais de avaliação dos candidatos:

a) Experiência comprovada na área de actividade do posto de trabalho;

b) Conhecimentos da língua inglesa falada e escrita

c) Boa capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal

d) Experiência na coordenação de equipas de trabalho;

Ref. 1

Experiência na área de administração de sistemas e redes de dados;

Experiência comprovada em administração de servidores Windows (2000 2003 2008) e Linux (Debian/CentOS e outros)

Experiência em sistemas de Single Sign On e sistemas de gestão de identidades (SAML, Shibboleth, simpleSAMLphp);

Experiência em gestão e configuração de sistemas LDAP

Experiência em gestão e configuração de SAMBA assim como Active Directory

Experiência em Sistema de trouble tickets Request Tracker

Experiência em sistemas de backup Symantec e Bacula

Experiência em instalação e administração de QMAIL, DNS, DHCP em servidores Linux.

Experiencia na gestão/configuração/utilização de sistema de controlo da acessos Hirsh Velocity

Experiência na gestão/configuração/utilização de sistema de controlo de acessos a parque de estacionamento (microIO Cpark)

Experiência em técnicas de virtualização, em particular VMWare;

Experiência em trabalhos de fibra óptica nomeadamente conectorização e fusão, assim como experiência passada em implementação de redes de dados estruturadas.

Experiência em gestão de infra-estrutura de blades Dell M1000e e respectivos módulos de I/O (Fibre channel, ethernet) assim como servidores tradicionais de rack.

Experiência em gestão de SAN EMC e implementação de iSCSI e fibre channel

Formação específica Microsoft, nomeadamente Microsoft Certified Systems Engineer

Formação específica na área de Voz sobre IP, nomeadamente a solução VoIP@RCTS

Formação específica na área de segurança da informação, especificamente a norma ISO/IEC 27001.

Formação específica em Segurança e Auditoria de Redes Informáticas e Plataformas Web

Ref. 2

a) Experiência anterior em gestão de processos de aquisição assim como elaboração de cadernos de encargos técnicos e avaliação técnica de propostas e soluções

b) Experiencia em configuração de equipamentos de networking Cisco, Hp, 3Com

Experiencia em configuração de equipamentos de segurança Cisco, CheckPoint assim como iptables.

c) Experiência na gestão de QOS em plataforma Checkpoint.

d) Experiência com ferramentas de gestão SNMP

e) Experiência em mecanismos de transição Ipv4/Ipv6.

f) Formação específica em networking, nomeadamente Cisco Certified Network Associate e Cisco Certified Network Professional.

g) Formação pedagógica de formadores com Certificado de aptidão pedagógica válido

10 - Forma e Local de Apresentação de Candidaturas - As candidaturas são submetidas electronicamente através do endereço: www.isep.ipp.pt/concursos

11 - Métodos de Selecção - Os métodos de selecção a utilizar, são os a seguir mencionados, considerando-se excluídos os candidatos que neles obtiverem classificação inferior a 9,5 valores na escala de 0 a 20, nos termos do artigo 19.º e seguintes do Decreto-Lei 204/98 de 11 de Julho.

Assim os métodos a utilizar são os seguintes:

a) 1.ª Fase: Avaliação curricular, com carácter eliminatório;

b) 2.ª Fase: Prova de Conhecimentos, com carácter eliminatório;

c) 3.ª Fase: Entrevista Profissional de selecção.

a) A avaliação curricular, com carácter eliminatório será valorada de 0 a 20 valores, segundo a seguinte fórmula:

AC = (HAB+2FP+2EP+AD)/6

HAB = Habilitação académica:

Grau exigido à candidatura: 18 valores

Grau superior ao exigido na candidatura: 20 valores

FP = Formação Profissional:

Sem acções de formação: 0 valores

Com acções de formação directamente relacionadas com a área para a qual é aberto o concurso: 2 valores por cada acção com limite de 16

Com acções de formação não directamente relacionadas com a área para a qual é aberto o concurso: 1 valor por cada acção com limite de 4

EP = Experiência Profissional

Até 2 anos: 3 valores

De 2 a 4 anos: 5 valores

Mais de 4 e até 7 anos: 10 valores

Mais de 7 até 11 anos: 15 valores

Mais de 11 anos: 20 valores

Só será considerado como tempo de experiência profissional o correspondente ao desenvolvimento de funções inerentes ao posto de trabalho a ocupar, que se encontre devidamente comprovado ou declarado sob compromisso de honra.

AD = Avaliação de Desempenho: pondera-se a avaliação relativa ao último período, não superior a 3 anos, em que o candidato cumpriu ou executou atribuição, competência ou actividade idênticas às do posto de trabalho a ocupar:

Desempenho inadequado - 0 valores

Desempenho Adequado - 10 valores

Desempenho Relevante - 20 valores

Ao abrigo da anterior lei (Lei 10/2004 de 22 de Março)

Desempenho Insuficiente - 0 valores

Desempenho necessita desenvolvimento - 5 valores

Desempenho Bom - 10 valores

Desempenho Muito Bom - 15 valores

Desempenho Excelente - 20 valores

b) A Prova de conhecimentos revestirá a forma escrita, terá a duração máxima de 2 horas, incidindo sobre as matérias referentes aos temas abaixo indicados e constantes do programa de provas aprovado pelo Despacho 1469/2006, publicado na 2.ª série do Diário da República de 19 de Janeiro de 2006.

Temas da prova de conhecimentos:

Ref. 1: Administração de sistemas, segurança de sistemas informáticos, comunicação de dados

Ref. 2: Comunicação de dados.

c) A entrevista Profissional de selecção vis avaliar numa relação interpessoal e de forma objectiva e sistemática, as aptidões profissionais e pessoais dos candidatos.

11.2 - Sistema de classificação final - a classificação final, expressa na escala de 0 a 20 valores, resultara da classificação obtida nos método de selecção, considerando - se não aprovados os candidatos que nas fases ou métodos de selecção eliminatórios ou na classificação final obtenham classificação inferior a 9,5 valores.

12 - O local, a data, a hora da realização das provas de conhecimentos, das entrevistas, as listas de candidatos admitidos e de classificação final serão divulgados nos termos previstos nos artigos 28.º, 33.º, 34.º, 35.º e 40.º do Decreto-Lei 204/98 de 11 de Julho, considerando-se como exclusão a desistência no prosseguimento do concurso e a não comparência dos candidatos.

13 - Bibliografia:

Ref. 1:

Qmail - Managing Unix-Based Mail Systems - O'Reilly Media

RT Essentials - O'Reilly Media

VMware Cookbook - O'Reilly

Linux Networking Cookbook - O'Reilly

Linux in a Nutshell - O'Reilly

Linux Bible 2009 Edition: Boot up Ubuntu, Fedora, KNOPPIX, Debian, openSUSE, and more - John Wiley & Sons

Linux System Administration Recipes: A Problem-Solution Approach - Apress

Foundations of CentOS Linux: Enterprise Linux On the Cheap - Apress

Networking and security

CCNA Cisco Certified Network Associate Study - McGraw-Hill,

Cisco ASA, PIX, and FWSM Firewall Handbook -Cisco Press

New Edition of Cisco ASA - Cisco Press

Building Cisco Multilayer Switched Networks - Cisco Press

Building Scalable Cisco Internetworks - Cisco Press

Implementing Secure Converged Wide Area Networks - Cisco Press

Optimizing Converged Cisco Networks - Cisco Press

Cisco Field Manual: Router Configuration - Cisco Press

Cisco Field Manual: Catalyst Switch Configuration. - Cisco Press

Check Point NGX R65 Security Administration - Syngress Publishing

Symantec Backup Exec - Administrators Guide

Ref. 2:

CCNA Self-Study - CCNA INTRO - Exam Certification Guide - Cisco Press 2004

CCNA Self-Study - CCNA ICND - Exam Certification Guide - Cisco Press 2004

CCNP BSCI - Official Exam Certification Guide - Fourth Edition - Cisco Press 2008

CCNP ISCW - Official Exam Certification Guide - Cisco Press 2008

CCNP BCMSN - Official Exam Certification Guide - Fourth Edition - Cisco Press 2007

CCNP ONT - Official Exam Certification Guide - Cisco Press 2007

CCNA Security - Official Exam Certification Guide - Cisco Press 2008

CCNA Voice - Official Exam Certification Guide - Cisco Press 2009

CCNA Wireless - Official Exam Certification Guide - Cisco Press 2009

CCNA Cisco Certified Network Associate Study - McGraw-Hill,

Cisco ASA, PIX, and FWSM Firewall Handbook -Cisco Press

New Edition of Cisco ASA - Cisco Press

Building Cisco Multilayer Switched Networks - Cisco Press

Building Scalable Cisco Internetworks - Cisco Press

Implementing Secure Converged Wide Area Networks - Cisco Press

Optimizing Converged Cisco Networks - Cisco Press

Cisco Field Manual: Router Configuration - Cisco Press

Cisco Field Manual: Catalyst Switch Configuration. - Cisco Press

Check Point NGX R65 Security Administration - Syngress Publishing

14 - Composição do Júri:

Presidente: José Barros de Oliveira

Vogais efectivos: Berta Batista (que substitui o presidente nas faltas e impedimentos) e Alexandra Afonso Ribeiro

Vogais suplentes: Ana Almeida e Maria João Magalhães

15 - As actas do júri, onde constam os parâmetros de avaliação e respectiva ponderação a grelha classificativa e os sistemas de valoração final do método, serão facultadas aos candidatos sempre que solicitadas.

16 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove activamente uma política de igualdade de oportunidade entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.

Porto, 31 de Maio de 2010. - O Presidente do ISEP, João Manuel Simões da Rocha.

203355914

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1167109.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1998-07-11 - Decreto-Lei 204/98 - Presidência do Conselho de Ministros

    Regula o concurso como forma de recrutamento e selecção de pessoal para os quadros da Administração Pública.

  • Tem documento Em vigor 2004-03-22 - Lei 10/2004 - Assembleia da República

    Cria o sistema integrado de avaliação do desempenho da Administração Pública.

  • Tem documento Em vigor 2008-02-27 - Lei 12-A/2008 - Assembleia da República

    Estabelece os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda