Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9271/2010, de 31 de Maio

Partilhar:

Sumário

Plano de estudos do Mestrado em História

Texto do documento

Despacho 9271/2010

Pelo Despacho RT/C- 58/2010, de 10 de Março, foram aprovadas as alterações ao mapa de organização do plano de estudos do Mestrado em História. Tendo sido, entretanto, detectadas algumas incongruências no Anexo do referido Despacho, procede-se agora à sua republicação, feitas as devidas correcções.

Universidade do Minho, 18 de Maio de 2010. - O Reitor, António M. Cunha.

ANEXO

Mestrado em História

1 - Unidade orgânica: Instituto de Ciências Sociais

2 - Ciclo de estudos: Mestrado em História.

3 - Grau: Mestrado em História.

4 - Área científica predominante do ciclo de estudos: História.

5 - Número de créditos, necessário à obtenção do grau: 120 ECTS.

6 - Duração normal do ciclo de estudos: dois anos (quatro semestres).

7 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture: Não aplicável

8 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

QUADRO N.º 1

(ver documento original)

9 - Observações:

As unidades curriculares optativas distribuem-se pelas áreas científicas de História, Arqueologia e Antropologia. Os alunos podem optar entre um leque diversificado de unidades curriculares. A escolha das opções será tutoriada consoante o tema de investigação escolhido. Uma vez que passam a existir UC's de opção comuns a diferentes projectos de ensino, os alunos não poderão escolher uma UC que já tenham realizado noutro ciclo de estudos. No final do 1.º Ano com aproveitamento a todas as UCs, poderá ser emitido um Certificado de Estudos Especializados em História. No final do Ciclo de Estudos será atribuído o grau de mestre em História. Em função do tema da Dissertação, Projecto ou Estágio, poderá ser acrescentada uma menção, de entre as seguintes possibilidades: Idade Média; Idade Moderna; Idade Contemporânea; História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa; História da Arte; Demografia Histórica; Teoria e Métodos.

10 - Plano de Estudos

Universidade do Minho

Instituto de Ciências Sociais

Mestrado em História

1.º e 2.º Anos

QUADRO N.º 2

(ver documento original)

Opções disponíveis:

Seminário I: Temas de História Medieval I (H); Temas de História Moderna I (H); Temas de História Contemporânea I (H); Temas de História da Arte I (H); Demografia Histórica I (H); Cidade e Centro Histórico (A).

Seminário II: Temas de História Medieval II (H); Temas de História Moderna II (H); Temas de História Contemporânea II (H); Temas de História da Arte II (H); Demografia Histórica II (H); Descobrimentos e Expansão Portugueses (H).

Seminários III a IV: Espaço Ibérico Medieval (H); Paleografia Medieval (H); Cultura Europeia (sécs. XVI-XVIII) (H); Estado Moderno Português (sécs. XV-XIX) (H); Paleografia Moderna (H); Culturas e Sociabilidades no Portugal Contemporâneo (H); História da Indústria e da Industrialização (H); Ideologias e Movimentos Políticos Contemporâneos (H); Iconografia Cristã (H); Dinâmicas Demográficas Contemporâneas (H); História da População Portuguesa (H); História de África (H); História do Brasil (H); História do Islão (H); Expansões Europeias (H); Sociedades Coloniais (H); História, Memória e Identidade (H); Cultura Escrita: Difusão e Censura em Portugal (H); Município, Municipalismo e Poder Local em Portugal (H); Memória, Património e Identidades Culturais (AN)

203304568

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1164189.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda