Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 9625/2010, de 17 de Maio

Partilhar:

Sumário

Concurso interno de ingresso na categoria de especialista de informática de grau 1, nível 2, do mapa de pessoal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I. P. (LNEC)

Texto do documento

Aviso 9625/2010

Concurso interno de ingresso para a categoria de especialista de informática de grau 1, nível 2, do mapa de pessoal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I. P. (LNEC)

Nos termos e ao abrigo das disposições conjugadas do n.º 1 do artigo 19.º do Decreto-Lei 69-A/2009, de 24 de Março, e da alínea a) do artigo 9.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, torna-se público que, por deliberação de 2010-03-10 do Conselho Directivo, se encontra aberto concurso interno de ingresso para a categoria de especialista de informática, de grau 1, nível 2, da carreira de especialista de informática, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da publicação do presente aviso no Diário da República, tendo em vista o preenchimento de 1 posto de trabalho do mapa de pessoal do LNEC, para exercer funções no Núcleo de Tecnologias de Informação em Hidráulica e Ambiente do Departamento de Hidráulica e Ambiente.

1 - Local de Trabalho: Laboratório Nacional de Engenharia Civil - Avenida do Brasil, 101 - 1700-066 Lisboa.

2 - Postos de Trabalho, Área Funcional e Remuneração - Um posto de trabalho a concurso que se caracteriza pelo exercício das funções de apoio às seguintes actividades:

a) Sistemas de informação, incluindo a análise de sistemas, a criação de bases de dados e o desenvolvimento de sistemas de informação geográfica;

b) Tecnologias multimédia e de visualização gráfica.

A remuneração corresponde ao índice 480.

3 - Requisitos gerais e especiais de admissão - Podem candidatar-se os trabalhadores que sejam detentores de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida, ou encontrar-se em situação de mobilidade especial, que reúnam os requisitos enunciados no artigo 8.º da Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, e sejam detentores do grau de licenciatura no domínio da informática (incluindo Engenharia informática, Sistemas e Tecnologias da Informação, Informática, Tecnologias de Informação e Comunicação).

4 - Prazo de validade - o concurso visa a ocupação do posto mencionado.

5 - Formalização das candidaturas:

5.1 - A formalização das candidaturas é efectuada através do formulário de candidatura aprovado pelo Despacho 11321/2009, de 29 de Abril, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 89, de 8 de Maio de 2009, disponível no site do LNEC, www.lnec.pt/recrutamento, devidamente preenchido, acompanhado dos seguintes documentos:

a) Currículo profissional detalhado, datado e assinado, dele devendo constar designadamente as habilitações académicas, as funções que exerce e as que exerceu, com indicação dos respectivos períodos de duração e actividades relevantes, bem como a formação profissional detida, com indicação das entidades promotoras, duração e datas;

b) Fotocópia do certificado de habilitações ou outro documento idóneo legalmente reconhecido para o efeito;

c) Declaração emitida pelo serviço a que o candidato pertence, onde seja atestada a modalidade da relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida, bem como a carreira e categoria de que seja titular, o tempo de execução das actividades inerentes ao posto de trabalho que ocupa e o grau de complexidade das mesmas, para efeitos da alínea c) do n.º 2 do artigo 11.º da Portaria 83-A/2009;

d) Avaliação de desempenho relativa ao último período, não superior a 3 anos, nos termos da alínea d) do n.º 2 do artigo 11.º da citada Portaria.

5.2 - A não entrega dos documentos referidos no ponto anterior determina a não admissão ao procedimento concursal;

5.3 - A não entrega dos comprovativos da formação profissional tem como consequência a sua não valoração em sede de avaliação curricular;

5.4 - Os candidatos pertencentes ao mapa de pessoal do LNEC ficam dispensados da apresentação dos documentos que alegarem constar e que constem do seu processo individual, bem como da declaração referida em 8.1. alínea c).

5.5 - A candidatura pode ser remetida através de correio registado, com aviso de recepção, com a indicação exterior "Concurso interno de ingresso para a categoria de especialista de informática", para o endereço do LNEC - Avenida do Brasil, n.º 101, 1700-066 Lisboa, relevando como data de entrega a data do respectivo registo.

5.6 - Poderá também ser entregue pessoalmente no Sector de Arquivo e Expediente Geral do LNEC, no mesmo endereço, no período compreendido entre as 9:00 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 17:30.

5.7 - Poderão igualmente ser aceites candidaturas enviadas pelo correio electrónico até ao termo do prazo, para o seguinte endereço: recrutamento@lnec.pt.

6 - Métodos de selecção:

6.1 - Os métodos de selecção são os seguintes: prestação de prova de conhecimentos (PC), avaliação curricular (AC) e entrevista profissional de selecção (EPS).

6.2 - Cada um dos métodos é eliminatório, sendo excluídos do procedimento os candidatos que não compareçam ou que tenham obtido valoração inferior a 9,5 valores num dos métodos, não lhes sendo aplicado o método seguinte.

6.3 - A classificação dos métodos de selecção será expressa numa escala de 0 a 20 valores, e a classificação final resultará da aplicação da seguinte fórmula:

Classificação Final (CF) = 0,40 PCE + 0,30 AC + 0,30 EPS

6.4 - A prova de conhecimentos revestirá a forma escrita, de natureza teórica, com a duração máxima de 2 horas, sem consulta, incidindo sobre as matérias referentes aos temas abaixo indicados, e constantes do programa de provas aprovado pelo Despacho Conjunto 902/2002, publicado no Diário da República, n.º 292, 2.ª série, de 2002-12-18:

1 - Gestão de sistemas de bases de dados e linguagens de programação associadas:

Organização física dos dados e métodos de acesso;

Conceitos de transacção, controlo de concorrência, integridade e recuperação;

Optimização do desempenho;

Sistemas de informação geográfica;

Sistemas de bases de dados distribuídas e paralelas;

Modelação conceptual de dados: modelo relacional, modelo entidade-associação e modelo orientado para objectos;

Integridade de dados;

Análise de requisitos. Arquitectura e desenho. Implementação. Metodologias e técnicas fundamentais. Integração, verificação e validação: processos, documentação e ferramentas.

2 - Linguagem de programação e de scripting:

Paradigmas de programação: imperativa, orientada por objectos, lógica, funcional;

Noções básicas de programação orientada por objectos: hierarquia de classes, herança, tipos estático e dinâmico, poliformismo e ligação dinâmica;

Linguagens compiladas e linguagens interpretadas.

Linguagens de scripting.

3 - Ambientes de programação:

Aplicações cliente-servidor;

Aplicações na web: servidores de aplicações, XML, WMS, WFS e serviços web.

6.5 - A bibliografia aconselhada para a prova escrita de conhecimentos específicos é a seguinte:

Silberschatz, A.; Korth, H. F.; Sudarshan, S. (2006) - Database System Concepts, 5th Edition, McGraw-Hill;

Greenwald, R.; Stackowiak, R.; Stem, J. (2001) -Oracle Essentials. Sebastopol, CA, O'Reilly & Associates, Inc., 2nd ed.;

Sethi, R. (1989) - Programming Languages: concepts and Constructs, Addison-Wesley;

Flanagan, D. (1998) - JavaScript: The definitive guide, 3rd Edition, O'Reilly and Associates;

Meyer, E. A. (2000) - Cascading Style Sheets: The definitive guide, O'Reilly and Associates;

Burrough, P. A.; McDonnell (1998) - Principles of Geographical Information Systems. New York, Oxford University Press;

OGC (2010) - OpenGIS(ver documento original) Standards and Related OGC documents, Web: www.opengeospatial.org/standards;

Steegmans, B.; Bourret, R.; Cline, O. et al (2004) - XML for DB2 Information Integration Information, Redbooks, Web: www.redbooks.ibm.com/redbooks/pdfs/sg246994.pdf

Documento-guia do WISE (GD N.º 22)

http://water.eionet.europa.eu/schemas/dir200060ec/resources/ (Guidance No 22 - Updated WISE GIS guidance (Nov'2008)

Documento da INSPIRE-Hydrography:

http://inspire.jrc.ec.europa.eu/documents/Data_Specifications/INSPIRE_DataSpec ification_HY_v3.0.pdf

7 - Composição do Júri:

Presidente do Júri - Maria Alzira Barata Antunes Santos, Vogal do Conselho Directivo.

1.º Vogal - Anabela Pacheco de Oliveira, Chefe do Núcleo de Tecnologias de Informação em Hidráulica e Ambiente

2.º Vogal - Pedro Filipe Puga da Fonseca Velo, Técnico Superior de Recursos Humanos.

Vogais suplentes:

João Joaquim do Rosário Pereira Palha Fernandes, Assistente de Investigação.

Ana Cristina Gonçalves Mendes, Especialista de Informática do grau 2, nível 1

O primeiro vogal substituirá o Presidente nas suas faltas ou impedimentos.

8 - Actas - As actas do júri onde constam os parâmetros de avaliação e a respectiva ponderação de cada um dos métodos de selecção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método, são facultadas aos candidatos sempre que solicitadas.

9 - Listas dos candidatos:

9.1 - A lista de candidatos admitidos é afixada em local visível e público das instalações do LNEC e disponibilizada na sua página electrónica.

9.2 - A lista de classificação final, após homologação, é notificada por ofício registado, afixada em local visível e público das instalações do LNEC e disponibilizada na sua página electrónica.

10 - Menção a que se refere o Despacho Conjunto 373/2000, de 1 de Março: em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora promove activamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.

Lisboa, em 6 de Maio de 2010. - A Directora de Serviços de Recursos Humanos, Ana Paula Seixas Morais.

203236058

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1160212.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1998-07-11 - Decreto-Lei 204/98 - Presidência do Conselho de Ministros

    Regula o concurso como forma de recrutamento e selecção de pessoal para os quadros da Administração Pública.

  • Tem documento Em vigor 2008-02-27 - Lei 12-A/2008 - Assembleia da República

    Estabelece os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas.

  • Tem documento Em vigor 2009-01-22 - Portaria 83-A/2009 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Regulamenta a tramitação do procedimento concursal nos termos do n.º 2 do artigo 54.º da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro (LVCR).

  • Tem documento Em vigor 2009-03-24 - Decreto-Lei 69-A/2009 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2009.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda