A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 44948, de 29 de Março

Partilhar:

Sumário

Cria o Centro de Estudos de Urbanismo e Habitação Engenheiro Duarte Pacheco, que funcionará junto do Gabinete do Ministro das Obras Públicas, e define as respectivas atribuições. Dispõe sobre a administração, gestão orçamental, composição e funcionamento do referido centro.

Texto do documento

Decreto-Lei 44948

Reconhecendo-se a vantagem de fomentar e divulgar o estudo dos problemas de urbanismo e da habitação em todos os aspectos relacionados com os modernos processos da técnica e sistemas de actuação no domínio dos planeamentos nacionais, regionais e locais;

Considerando que para se atingir este objectivo de ordem cultural e de aperfeiçoamento profissional se recomenda a criação de um centro de investigação sistemática de todos os fenómenos e problemas de urbanismo e habitação, utilizando sempre que possível a organização e os meios de que dispõem os diferentes serviços do Ministério das Obras Públicas ou de outros departamentos do Estado;

Sendo de associar a esta iniciativa o nome do antigo Ministro das Obras Públicas e Comunicações engenheiro Duarte Pacheco como justa homenagem ao estadista a quem se deve um importante impulso para a resolução dos problemas de urbanismo e habitação nacionais;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Funcionará junto do Gabinete do Ministro das Obras Públicas o Centro de Estudos de Urbanismo e Habitação, a que é dado o nome de Engenheiro Duarte Pacheco.

Art. 2.º O Centro de Estudos tem por finalidade realizar os estudos tendentes ao aperfeiçoamento do conhecimento dos factores nacionais, regionais e locais relativos aos problemas urbanísticos e habitacionais e, bem assim, promover a sua divulgação.

Art. 3.º A constituição e funcionamento do Centro de Estudos serão definidos por despacho do Ministro das Obras Públicas.

Art. 4.º Os trabalhos e estudos do Centro de Estudos poderão ser divulgados através de publicações periódicas ou avulsas por ele editadas e distribuídas.

Art. 5.º Constituem receitas do Centro de Estudos as verbas que vierem a ser inscritas no orçamento da Direcção-Geral dos Serviços de Urbanização para esse fim e, bem assim, o produto da venda das suas publicações, de subsídios, donativos e legados.

§ único. A utilização das receitas a que se refere o corpo deste artigo fica depedente do plano de trabalhos a aprovar pelo Ministro das Obras Públicas.

Art. 6.º Os serviços públicos ou entidades subsidiadas pelo Estado que, pelo Orçamento Geral do Estado ou pelo de receitas privativas, possuam verbas consignadas a publicações que abordem problemas de urbanismo e habitação ou outros com estes relacionados enviarão ao Centro de Estudos um exemplar de cada uma das que se distribuírem depois de 1 de Janeiro de 1963.

Art. 7.º A administração do Centro de Estudos compete a uma comissão administrativa composta de um presidente e dois vogais, da livre escolha e nomeação do Ministro das Obras Públicas.

§ 1.º À comissão administrativa compete administrar as verbas do orçamento privativo do Centro de Estudos, que será aprovado pelo Ministro das Obras Públicas e sujeito ao visto do Ministro das Finanças.

§ 2.º As contas de gerência serão submetidas a julgamento do Tribunal de Contas.

Art. 8.º Os fundos afectos ao Centro de Estudos serão depositados, à sua ordem, na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência e a sua movimentação será feita por meio de cheques, assinados pelo presidente e por um dos vogais da comissão administrativa.

Art. 9.º O expediente do Centro de Estudos será assegurado pelo pessoal que, com o acordo do Ministro das Obras Públicas e nas condições fixadas por seu despacho, for requisitado em regime de prestação de serviços.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 29 de Março de 1963. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - António Augusto Peixoto Correia - Inocêncio Galvão Teles - Luís Maria Teixeira Pinto - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Pedro Mário Soares Martinez.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1963/03/29/plain-115920.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/115920.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-05-14 - Decreto-Lei 195/77 - Ministério da Habitação, Urbanismo e Construção

    Reorganiza os serviços do Ministério da Habitação, Urbanismo e Construção.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda