2 - O presente despacho conjunto produz efeitos desde a data da respectiva assinatura.
22 de Fevereiro de 2000. - O Ministro do Trabalho e da Solidariedade, Eduardo Luís Barreto Ferro Rodrigues. - O Ministro da Educação, Guilherme d'Oliveira Martins.
Nota curricular
Identificação
Carlos Alberto Dias Martins, nascido em 16 de Janeiro de 1952, portador do bilhete de identidade n.º 2422605, emitido em Lisboa em 31 de Janeiro de 1995, de nacionalidade portuguesa, assessor do quadro único do Ministério da Educação, actualmente a desempenhar as funções de director do Centro de Formação Profissional do Seixal (Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP).
Formação académica
Licenciado em Engenharia Electrotécnica, ramo de Energia e Sistemas de Potência, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.Estágio profissional em termodinâmica aplicada e mecânica de fluidos em França (Lyon).
Participações em seminários e acções de formação nacionais e internacionais.
Actividade profissional
(1998-2000) - director do Centro de Formação Profissional do Seixal do IEFP.(1996-1998) - director de Serviços de Recursos Materiais da Direcção Regional de Educação de Lisboa do ME.
(1995-1996) - adjunto do Gabinete do Secretário de Estado da Educação e Inovação.
(1995-1996) - representante do Ministério da Educação junto do Conselho Nacional da Qualidade, Instituto Português da Qualidade.
(1993-1995) - assessor (engenheiro) do Departamento de Gestão de Recursos Educativos do ME.
(1990-1993) - chefe da Divisão de Estudos de Instalações da Direcção-Geral da Administração Escolar do ME.
(1986-1990) - engenheiro consultor e projectista de várias empresas e entidades, entre as quais a PARTEX, a Universidade Católica Portuguesa e o INESC/FUNDETEC.
(1985-1990) - técnico superior de 1.ª classe (engenheiro) da Direcção-Geral dos Equipamentos Educativos do ME.
(1978-1985) - técnico superior de 2.ª classe (engenheiro) da Direcção-Geral do Equipamento Escolar do ME.
(1980-1984) - professor do ensino secundário particular (Matemática e Física).
(1974-1978) - técnico auxiliar de programação de 1.ª classe no Instituto de Acção Social Escolar do ME.
Outras actividades
Membro efectivo da Ordem dos Engenheiros e do Colégio dos Engenheiros Electrotécnicos.Membro da Associação dos Engenheiros dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
Autor e co-autor de publicações relacionadas com estudos nos domínios dos equipamentos educativos publicados pelo ME.
Realização de comunicações em seminários sobre vários temas, entre os quais, a reforma do sistema educativo, as novas escolas e a carta escolar, o modelo de organização espacial de uma escola básica.
Participação em grupos e comissões para realização de diversos trabalhos, nomeadamente planeamento da rede escolar, introdução da educação ambiental e do consumidor no sistema educativo, concepção e gestão de recursos físicos, análise e expansão da rede pré-escolar, implantação de uma rede de residências para a terceira idade, ensino integrado de deficientes.
Participação em missão, patrocinada pelo Banco Africano de Desenvolvimento, à República Democrática de São Tomé e Príncipe para elaboração de estudos e projectos de equipamentos educativos para os ensinos básico e secundário.