A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 85/2010, de 28 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Concessão da medalha de serviços distintos, grau prata, ao contra-almirante Augusto Mourão Ezequiel

Texto do documento

Portaria 85/2010

Louvo o 291171, contra-almirante Augusto Mourão Ezequiel pela forma extraordinariamente competente, leal e empenhada como exerceu o cargo de subdirector do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM).

O contra-almirante Augusto Mourão Ezequiel presta serviço neste Instituto desde 11 de Setembro de 2006, tendo exercido numa primeira fase até Março de 2007 o cargo de coordenador da área de Ensino de Operações, data a partir da qual passou a desempenhar os cargos de subdirector, director do Departamento de Cursos, director do Curso de Promoção a Oficial General e responsável pelo Gabinete de Ligação a Guarda Nacional Republicana.

A partir de 15 de Setembro de 2008, o CALM Augusto Ezequiel, para além do cargo de subdirector, passou a exercer o cargo de director do Departamento de Investigação e Doutrina, agora designado por director do Centro de Investigação de Segurança e Defesa do Instituto de Estudos Superiores Militares (CISDI).

No exercício destes cargos o CALM Augusto Ezequiel demonstrou plenamente as suas distintas qualidades pessoais e profissionais, potenciando no desempenho deste conjunto diversificado de responsabilidades toda a formação complementar que constitui o seu currículo académico.

Como subdirector foi importante o seu contributo no apoio aos directores deste Instituto, designadamente no que respeita a matérias do foro naval, de que é profundo conhecedor. Deste modo o CALM Augusto Ezequiel contribuiu, de modo determinante, para a forma cooperativa e sem sobressaltos que caracteriza o trabalho que se desenvolve neste Instituto, de natureza integrada, visando a acção conjunta.

O currículo académico e a experiência profissional do CALM Augusto Ezequiel foram por seu lado fundamentais no desempenho dos exigentes cargos de director do Departamento de Cursos e do Curso de Promoção a Oficial General, exigindo este cargo uma disponibilidade permanente no acompanhamento da diversidade de acções de formação e de auditores nacionais e estrangeiros que o compõem. No período a que reporta o seu relacionamento mais directo com a Guarda Nacional Republicana, o respectivo Curso de Promoção a Oficial Superior sofreu importantes alterações qualitativas que acompanhou com zelo e elevada competência.

O CALM Augusto Ezequiel, como director do CISDI, com base na Directiva Sectorial que elaborou, a sua acção foi fulcral para a profunda reorganização ocorrida nesta área, gizando com a equipa que chefiou o actual desenho dos Núcleos de Investigação e o despiste das inúmeras linhas de investigação por Núcleo que actualmente norteiam a definição dos temas dos diversos trabalhos de investigação que se realizam anualmente. Atenta a lei geral que regula esta matéria, apresentou ainda um conjunto coerente de normativo que agora regula o funcionamento do CISDI e respectivo conselho científico e Núcleo de Acompanhamento.

A acção criteriosa do CALM Augusto Ezequiel foi ainda fundamental na dinamização do Centro de Recursos de Conhecimento, na reactivação do Boletim do IESM e na retoma da actividade editorial de livros com interesse para a área da Segurança e Defesa, edições que são agora disponibilizadas no mercado e passíveis de aquisição pelo público em geral.

Na área da Cooperação Técnico-Militar, o CALM Augusto Ezequiel chefiou o projecto de instalação de um instituto congénere em Moçambique, projecto que completou com êxito a sua primeira fase em finais do ano transacto.

Atento quanto precede, é com grato prazer que manifesto o meu reconhecimento público pelos serviços prestados pelo CALM Augusto Ezequiel, reveladores de elevada competência e extraordinário desempenho, determinantes para o reforço da consolidação do IESM como Instituto Universitário Militar, sendo de toda a justiça que os seus serviços sejam publicamente reconhecidos como extraordinários, relevantes e distintos, tendo deles resultado honra e lustre para o cumprimento da missão do Instituto de Estudos Superiores Militares, Instituição Militar e do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto nos artigos 13.º, na alínea b) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao contra-almirante Augusto Mourão Ezequiel.

13 de Janeiro de 2010. - O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Ernesto Santos Silva.

202827098

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1135685.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda