Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 981/2010, de 15 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Concurso externo de ingresso para a categoria de especialista de informática de grau um, nível dois, do mapa de pessoal do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P.

Texto do documento

Aviso 981/2010

Concurso externo de ingresso para a categoria de especialista de informática de grau um, nivel dois, do mapa de pessoal do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P.

1 - Concurso - autorizado por despacho de 4 de Janeiro de 2010 do Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P. (IVDP, IP), ao abrigo do artigo 9.º do decreto-lei no 204/98, de 11 de Julho, e após autorização de S.E. o Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento pelo Despacho 598/09/MEF, de 14 de Agosto de 2009, encontra- se aberto concurso externo de ingresso para a categoria de especialista de informática, de grau 1, nível 2, da carreira de especialista de informática do mapa de pessoal do IVDP, IP.

2 - Serviço e local de trabalho - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P., Rua dos Camilos, n.º 90, Peso da Régua.

3 - Número de postos, áreas funcionais e remuneração - um posto de trabalho com as seguintes atribuições e competências: Instalação e configuração do software ArcGIS Server e ArcGIS Desktop, e apoio técnico na gestão do Sistema de Informação Geográfica existente no Instituto. Gestão aplicacional (direccionada para os serviços do IVDP), incluindo bases de dados tais como SQL Server, PostgreSQL, DB2 para AS400 e MS ACCESS. Instalação, configuração e manutenção do Active Directory em Windows Server. Utilização de ferramentas CASE, Desenvolvimento aplicacional stand-alone e para a intranet/internet utilizando Visual Studio 2008 na vertente VB.NET.

Análise de requisitos e concepção lógica dos sistemas de informação, especificando as aplicações e programas informáticos, as entradas e saídas, os modelos de dados e os esquemas de processamento; Projecto, desenvolvimento e documentação das aplicações e programas informáticos, assegurando a sua integração nos sistemas de informação existentes e compatibilidade com as plataformas tecnológicas utilizadas; Instalação, configuração, integração e teste de componentes, programas e produtos aplicacionais, definindo as respectivas regras de segurança e recuperação e os manuais de utilização; Elaboração de rotinas e programas utilitários e definição de procedimentos de uso geral necessários a uma fácil e correcta utilização dos sistemas aplicacionais instalados; Colaboração na formação e apoio aos utilizadores na operação dos sistemas aplicacionais e produtos de microinformática e na programação de procedimentos de interrogação de ficheiros e bases de dados; Colaboração na divulgação de normas de utilização e promoção de formação e apoio a utilizadores sobre os sistemas de informação instalados ou projectados; Colaboração na definição das políticas, no desenvolvimento e na contratação dos sistemas e tecnologias de informação, na modelização de testes e na avaliação de protótipos; - Estudo do impacte dos sistemas e das tecnologias de informação na organização do trabalho e no sistema organizacional, propondo medidas adequadas para a introdução de inovações na organização e funcionamento dos serviços; Participação no planeamento e no controlo de projectos informáticos.

A remuneração corresponde ao índice 400 (categoria Estagiário com licenciatura).

4 - Requisitos gerais e especiais de admissão - podem candidatar-se todos os indivíduos que sejam, detentores ou não de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado ou encontrar-se em situação de mobilidade especial, reúnam os requisitos enunciados no artigo 8.º da Lei 12- A/2008, de 27 de Fevereiro e sejam detentores do grau de licenciatura, em Informática, Gestão de Sistemas e Computação Informática, ou Engenharia Informática.

5 - Prazo de validade - o concurso visa a ocupação do posto mencionado.

6 - Composição do júri:

Presidente: João Manuel Carvalhais Santos, Coordenador de Serviços

Vogais efectivos:

Mário Guedes, técnico superior, que substituirá o presidente nas suas faltas e impedimentos

Agostinho Santos, Técnico Superior

Vogais suplentes:

Alfredo José Silva, Director de Serviço

Fernando Brás, Coordenador de Serviço

7 - Método de selecção:

a) Concurso de prestação de provas nos termos do n.º 2, alínea a) do artigo 8.º do decreto-lei no 97/2001, de 26 de Marco e constantes do programa de provas aprovado pelo despacho conjunto 28/2003, de 27 de Novembro de 2002 (Diário da República, n.º 11, 2.ª série, de 14 de Janeiro de 2003);

b) Avaliação curricular;

c) Entrevista profissional de selecção.

8 - Os métodos de selecção referidos nas alíneas a) e b) do n.º anterior têm carácter eliminatório, considerando-se eliminados os candidatos que obtenham classificação inferior a 9,5 valores.

9 - A prova de conhecimentos revestirá a forma escrita, terá a duração máxima de sessenta minutos, sem consulta, incidindo sobre as matérias referentes aos temas abaixo indicados:

Planeamento e gestão de sistemas de informação; Sistemas de gestão de base de dados (espaciais); Gestão de projectos de informática; Sistemas operativos e linguagens.

10 - A bibliografia necessária a realização da prova é a seguinte:

"Engenharia de redes Informáticas"; Edmundo Monteiro e Fernando Boavida, editora FCA, 9.ª Edição;

"Tecnologia de bases de dados"; José Luis Pereira;

"Conceitos e Modelos"; Carlos Pampulim Caldeira;

"Fundamentos de Informação Geográfica"; João Luís de Matos, editora LIDEL;

"Sistemas de Informação Geográfica"; Pedro Leão Neto; editora FCA;

"Os Sistemas Municipais de Informação Geográfica"; Maria Arminda Reis; editora Fim de Século.

11 - Sistema de classificação final - a classificação final, expressa na escala de 0 a 20 valores, resultará da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos métodos de selecção, considerando-se não aprovados os candidatos que obtenham classificação inferior a 9,5 valores.

12 - Os critérios de apreciação e ponderação da avaliação curricular da entrevista profissional de selecção, bem como o sistema de classificação final, incluindo a respectiva fórmula classificativa, constam de actas de reuniões do júri do concurso, sendo a mesma facultada aos candidatos sempre que solicitada.

13 - Apresentação de candidaturas:

Prazo - 10 dias úteis a contar da data da publicação do presente aviso, podendo ser entregues pessoalmente ou enviados pelo correio, com aviso de recepção, atendendo-se, neste caso a data do registo.

13.1 - Forma de apresentação do requerimento - o requerimento de admissão, é dirigido ao Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P. e conter a indicação da categoria a que concorre. Deverá ainda explicitar os seguintes elementos:

Nome, estado civil, residência, código postal, telefone, numero, data e validade do bilhete de identidade ou do cartão de cidadão;

Quando for o caso indicação da natureza da relação jurídica detida, do mapa de pessoal a que pertence e a categoria que detém.

13.2 - Só é admissível a apresentação de candidatura em suporte de papel.

13.3 - Local de apresentação:

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Rua dos Camilos, n.º 90, 5050-272 Peso da Régua.

13.4 - O requerimento deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

Fotocópia legível do certificado de habilitações literárias;

Quando for o caso, declaração emitida pelo serviço a que o candidato pertence, devidamente actualizada, da qual conste a modalidade de relação jurídica de emprego público que detém, a categoria detida e a antiguidade na carreira e na categoria.

14 - A relação de candidatos admitidos e a lista de classificação final serão afixadas nas instalações do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, sito na Rua dos Camilos, n.º 90, no Peso da Régua e divulgadas na página electrónica em www.ivdp.pt.

Data: 11 de Janeiro de 2010. - Nome: Luciano Vilhena Pereira, Cargo: Presidente.

202777761

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1132943.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda