Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 20/2010, de 11 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-general piloto aviador José António de Magalhães Araújo Pinheiro

Texto do documento

Louvor 20/2010

Louvo o Tenente-General Piloto Aviador, NIP 018571-L, José António de Magalhães Araújo Pinheiro pela forma excepcional como exerceu o cargo de Deputy Commander do Allied Joint Command Lisbon (AJCL). Dotado de elevada competência profissional, excepcional dedicação e de uma excelente visão prospectiva, conduziu a sua acção com base em análises cuidadas e rigorosas, formulando propostas com grande profundidade e utilidade, perspectivando com objectividade as iniciativas e assuntos em que esteve envolvido.

No exercício das suas funções demonstrou uma notável formação militar e humana, elevado dinamismo e grande espírito de iniciativa, desenvolvendo uma acção de comando muito responsável e criteriosa, quer nas actividades de direcção e condução do AJCL, quer em actividades de índole operacional. Conhecedor profundo de toda a dinâmica de um Quartel-General Operacional da NATO soube conduzir os diferentes processos que estiveram à sua responsabilidade com superior eficácia, salvaguardando de modo exemplar a compatibilização das especificidades da sua função com a inerente responsabilidade da ligação de Portugal, como Nação Hospedeira, com o AJCL. Muito apto em todas as dimensões do seu âmbito de actividade, evidenciou excelentes capacidades de liderança, de planeamento e de organização sendo de destacar o seu assinalável contributo no processo de desenvolvimento e aplicação do conceito de Deployable Joint Staff Element ao AJCL.

Extremamente apto para o trabalho em ambiente multinacional, desenvolveu uma acção muito meritória de apoio à integração nas novas funções dos comandantes do AJCL, mercê do seu espírito de lealdade e franca colaboração, revelando-se para todos um valioso e imprescindível conselheiro. O seu cuidado e rigor e a atenta supervisão que dispensa a todos os processos de gestão da informação e aos procedimentos de Estado-Maior, evidenciaram a importância da sua acção para a eficácia, disciplina e qualidade operacional do AJCL.

De igual modo merece destaque o modo muito disponível, informado, leal, esclarecido e construtivo como sempre se relacionou com a estrutura militar nacional e nomeadamente com o CEMGFA.

Dotado de um vasto e profundo conhecimento da Organização do Tratado do Atlântico Norte, o Tenente-General PilAv Araújo Pinheiro confirmou nas suas acções e decisões, excepcional preparação técnica e profissional, denotando uma atenção especial à prossecução dos objectivos estabelecidos a médio e longo prazo para o AJCL, nomeadamente a sua consolidação e a sua participação nos diferentes empenhamentos operacionais, nos exercícios de preparação e de certificação da forças para a NRF 13 e 14, assim como no comando das Operações "Allied Protector" e "Ocean Shield".

Oficial General possuidor de forte personalidade, sentido de liderança, disponibilidade, integridade de carácter, disciplinado, praticando as virtudes da lealdade e camaradagem, criativo e rigoroso no seu pensamento, colocou em todos os seus actos extrema correcção, assumindo-se naturalmente como um exemplo, mobilizando vontades e fazendo escola entre os seus colaboradores.

De reconhecido fino trato, humano, firme e coerente nos seus actos, possuidor de exemplares qualidades de abnegação e sacrifício, praticando nas diferentes circunstâncias e em elevado grau as virtudes da lealdade e da honra, é o Tenente-General PilAv Araújo Pinheiro credor da estima e admiração de todos que consigo lidam, merecendo ser destacado e apontado como exemplo a seguir e os brilhantes serviços por si prestados no AJCL considerados muito relevantes, extraordinários e distintíssimos, deles tendo resultado honra e lustre para as Forças Armadas e para o País.

Estado-Maior General das Forças Armadas, 22 de Dezembro de 2009. - O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, General.

202752683

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1131739.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda