Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 19/2010, de 11 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louva o vice-almirante José Carlos Margarido Lima Bacelar

Texto do documento

Louvor 19/2010

Louvo o Vice-Almirante, NII 48566, José Carlos Margarido Lima Bacelar pela excepcional acção desenvolvida, ao longo dos últimos 3 anos, no exercício do cargo de Chefe da Missão Militar Nacional junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia (UE) e enquanto representante do CEMGFA junto dos Comités Militares de ambas as organizações (MILREP).

Nessas exigentes funções evidenciou sempre um elevadíssimo sentido de responsabilidade, aptidão para bem servir nas mais difíceis circunstâncias e apurada sensibilidade para a leitura correcta e necessária do enquadramento e das realidades políticas e militares contemporâneas.

Oficial de elevada craveira, dinâmico, com grande coragem moral, rigor intelectual e espírito de iniciativa, desenvolveu uma acção de comando e coordenação muito responsável e criteriosa, confirmando as excepcionais capacidades de planeamento e de organização que lhe são amplamente reconhecidas, salientando-se pelo realismo, equilíbrio, elevado bom senso e ponderação que sempre patenteou no modo como soube analisar, reagir e superar as diversificadas e exigentes situações que se lhe depararam.

Profundo conhecedor da NATO e da União Europeia, bem como das possibilidades, limitações e intenções nacionais, desenvolveu uma credível e eficaz intervenção em múltiplos processos de elevada complexidade que se desenrolaram no âmbito das referidas organizações. Demonstrou no cumprimento de todas as tarefas a sua especial capacidade para constituir uma boa equipa funcional, o que se traduziu tanto no apoio efectivo à representação nacional, como na realização de um número elevado de projectos e na satisfação de solicitações diversas, num contexto da maior responsabilidade e da maior importância e delicadeza nacional e internacional.

No seio da OTAN, participou designadamente na sua reestruturação organizacional, em particular no âmbito da reforma da estrutura de comandos e na reflexão e discussão do futuro Conceito Estratégico da Aliança, sendo de evidenciar a oportunidade e pertinência das suas propostas e análises, que muito contribuíram para o apoio à decisão do mais altos responsáveis nacionais, fornecendo todos os dados e referências que permitiram que fossem identificadas e adoptadas com sucesso as vias mais adequadas e mais conducentes com o interesse nacional. Em simultâneo acompanhou activamente o envolvimento das Forças Nacionais Destacadas nos vários Teatros, nomeadamente Afeganistão, Kosovo, Báltico e Golfo de Aden, contribuindo para um melhor entendimento colectivo, defendendo sustentadamente as posições nacionais referentes aos diversos cenários e dando simultaneamente visibilidade à participação de Portugal nessas operações.

No âmbito da UE, a sua dedicação, sustentada numa ímpar formação, experiência e ponderação, proporcionaram a satisfação de todos os objectivos do ambicioso programa da vertente militar da Presidência Portuguesa da UE, assim como, o integral controlo de todas as matérias tratadas ao longo deste período, sendo de destacar a sua participação no lançamento da Operação da EUFOR Tchad/RCA, no acompanhamento da Operação Althea na Bósnia Herzegovina, na implementação do programa de exercícios de gestão de crises CME08 e MILEX08 e também no estabelecimento de contactos entre a UE e outros parceiros internacionais, designadamente a OTAN, as Nações Unidas e a União Africana.

Ainda no âmbito das Organizações militares Internacionais em que representou Portugal, o Vice-Almirante LIMA BACELAR foi um extraordinário interlocutor entre as representações militar e diplomática, mercê do seu judicioso critério, da sua grande capacidade de diálogo e do perfeito e oportuno acompanhamento que sempre assegurou dos assuntos tratados.

Oficial possuidor de superior capacidade de trabalho, inexcedível disponibilidade para o serviço, elevado espírito de colaboração e sentido das responsabilidades, deve também destacar-se a forma prestigiante e inteligente como respondeu às exigentes e rigorosas formas de ligação entre o General CEMGFA e o Comité Militar da NATO, no apoio ao planeamento e execução da organização da Conferência do Comité Militar, que se realizou em Lisboa em Setembro de 2009, devendo destacar-se a forma altamente prestigiante e inteligente como soube organizar e coordenar as complexas responsabilidades decorrentes da missão que lhe foi atribuída.

Impondo-se com naturalidade ao apreço e à consideração dos seus pares no seio dos Comités Militares da NATO e da UE, o Vice-Almirante Lima Bacelar é um caso paradigmático e exemplar de um Oficial General de umas Forças Armadas modernas, empenhadas nos compromissos que decorrem dos requisitos da segurança colectiva e da segurança cooperativa, adicionando aos insubstituíveis valores e princípios da ética militar e da competência profissional, uma adequada compreensão dos processos políticos e estratégicos e uma inequívoca e lúcida aderência à exigência de uma abordagem conjunta nos processos militares contemporâneos.

Credor da estima e admiração de todos que consigo trabalharam, merece o Vice-Almirante Lima Bacelar ser destacado e apontado como exemplo a seguir, devendo os brilhantes serviços por si prestados serem considerados muito relevantes, extraordinários e distintíssimos, deles tendo decorrido a edificação de uma muito boa e consistente imagem das Forças Armadas Portuguesas e do País, junto de todos os parceiros da Aliança e da União Europeia.

Estado-Maior General das Forças Armadas, 22 de Dezembro de 2009. - O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, General.

202752764

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1131738.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda