Louvo o primeiro-cabo paraquedista, NIM 01217404, Mário André Teixeira Salgueiro de Almeida, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Comandante de Esquadra de Paraquedistas, da Companhia B, do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, da Força Nacional Destacada (FND) - KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) - no Teatro de Operações (TO) do Kosovo, de março a setembro de 2013.
Militar de grande valor, leal, honesto, discreto e sempre disponível para o serviço, demonstrou na execução das tarefas à sua responsabilidade uma excecional aptidão técnico-profissional e uma cultura geral e militar acima da média, revelando um profundo interesse e conhecimento sobre os conflitos interétnicos existentes no TO.
No período em questão o Primeiro-Cabo Salgueiro de Almeida constituiu-se como um valioso auxiliar do seu Comandante de Secção destacando-se em diversos exercícios táticos, tais como "SILVER SABER", "FIRE PHOBIA" e CRC (controlo de tumultos), contribuindo para o cumprimento dos requisitos de prontidão definidos para a Força - Estados de Prontidão (NTM), demonstrações e Operações Táticas como, "PRESENCE MITRO", "WHITE EAGLE" e "NAC WAVE", demonstrando uma elevada capacidade de trabalho, abnegação e empenho.
Na ausência do seu Comandante de Secção, desempenhou essa função com elevado brio e eficiência, demonstrando um profundo conhecimento do planeamento e organização das tarefas que foram atribuídas à sua Secção.
Militar disciplinado e disciplinador, desempenha com elevado espírito de missão as suas funções aglutinando e multiplicando os esforços e obtendo relevantes resultados. Pelo extraordinário desempenho, pelas qualidades e virtudes militares demonstradas durante o serviço, bem como fora dele, e por ter revelado, no âmbito técnico-profissional, uma elevada competência e aptidão para bem servir, mereceu a estima, consideração e o respeito de superiores, pares e inferiores, pelo que, deve o Primeiro-Cabo Salgueiro de Almeida ser considerado como um exemplo a seguir e os serviços por si prestados serem considerados como relevantes e de elevado mérito por terem contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas no Teatro de Operações do Kosovo.
15 de outubro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207357111