Louvo o Capitão de Infantaria Páraquedista, NIM 03462195, Nuno Alexandre Larangeiro Neto, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Oficial de Informações do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, Força Nacional Destacada (FND) - KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) - no Teatro de Operações do Kosovo de março a setembro de 2013.
Militar excecionalmente competente, revelou elevadíssima iniciativa e grande sentido de responsabilidade, evidenciado no rigoroso controlo sobre os eventos políticos e táticos ocorridos no Kosovo. Conhecedor esclarecido das especificidades de segurança no TO, conduziu, através de um plano de pesquisa, uma efetiva perceção da situação particular das várias Áreas de Interesse (AOI) designadas para empenhamento do KTM, apoiando de forma criteriosa a elaboração dos planos de contingência e contribuindo direta e significativamente para o incremento do Tempo Tático da Unidade. Neste âmbito, referenciam-se os inúmeros contactos e reuniões mantidos com forças de outros contingentes, nomeadamente com a Multi Specialized Unit - MSU, os Joint Regional Detachment - JRD, ou ainda as estruturas operativas da European Union Rule of Law Mission - EULEX e da Polícia do Kosovo - KP, contribuindo na obtenção e difusão da informação de forma clara e objetiva.
Como Headquarter Kosovo Tactical Manoeuvre Battalion Security Officer - HQ KTM SOR, demonstrou uma continuada dedicação à sensibilização de todos os elementos da força para os procedimentos nacionais e da NATO relativos à segurança militar e na formação dos quadros envolvidos nesta área contribuindo dessa forma para os excelentes resultados obtidos pelo Batalhão no âmbito das inspeções efetuadas pela KFOR.
Cumulativamente na área da informação pública, promoveu um programa de divulgação das atividades desenvolvidas, quer a nível nacional quer ao nível da KFOR, onde de forma muito eficaz, explorou os meios de comunicação disponíveis, apresentando conteúdos de muita qualidade. Da sua conduta social e profissional diária é de referenciar o contributo dado para o bom relacionamento existente entre militares portugueses e húngaros, fruto das suas qualidades pessoais e humanas, as quais permitiram-lhe angariar o respeito e a admiração dos seus superiores, pares e inferiores hierárquicos.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão Larangeiro Neto como sendo um excelente Oficial, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
15 de outubro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207357063