Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 02986886, Paulo António dos Santos Cordeiro, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista (2BIPara), da Força Nacional Destacada (FND) - KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) - no Teatro de Operações do Kosovo, de março a setembro de 2013.
Oficial dotado com um perfeito sentido do dever e de notáveis qualidades humanas, procurando atingir sempre os mais elevados níveis de eficiência e eficácia, conseguiu, com a sua conduta ímpar, uma correta e proficiente integração dos diversos elementos da sua Unidade, concorrendo desta forma para o desenvolvimento e manutenção de um são espírito de corpo, coesão e elevada prontidão da Força.
O 2BIPara, Reserva Tática da Força da NATO no Kosovo, sob a dependência direta do comandante da KFOR, participou de forma muito ativa e destacada no planeamento e conduta das múltiplas Operações, conduzidas com o objetivo de restabelecer ou manter a liberdade de movimentos na sua área de responsabilidade. Estas Operações, algumas delas revestindo-se de grande complexidade e sensibilidade, desenvolveram-se no âmbito da ajuda às ações da EULEX, designadamente no apoio à detenção de pessoas indiciadas por diversos crimes, mas também na abertura de bloqueios, construídos nas principais vias de acesso do Kosovo, contribuindo para a manutenção de um ambiente seguro e estável, garantindo a liberdade de movimentos necessária ao trabalho das Organizações Internacionais e Não-governamentais e ao apoio aos cidadãos deste País.
A liderança do Tenente-Coronel Santos Cordeiro foi fundamental para a atuação decisiva do 2BIPara, tendo contribuído, pelo nível de prontidão, grau de preparação técnico-tático e a forma determinada como desempenhou as tarefas que lhe foram atribuídas, para o bom andamento e sucesso das Operações em que participaram. Neste âmbito, é ainda de destacar a forma como fomentou excelentes relações de trabalho e de confiança com os militares dos diversos Contingentes, particularmente no respeito pelas diferenças culturais o que se refletiu, de forma muito especial, no excelente relacionamento com o contingente húngaro, também ele parte integrante da Reserva Táctica da KFOR. Com esta conduta, o 2BIPara contribuiu significativamente para cultivar e elevar a imagem de prontidão e excelência do Militar Português no seio da KFOR.
No desempenho das suas funções o Tenente-Coronel Santos Cordeiro impôs-se ainda pela elevada capacidade de trabalho, grande espírito de iniciativa e de humanidade, qualidades profusamente evidenciadas, quer no cuidado posto no permanente acompanhamento das ações de manutenção das infraestruturas do contingente nacional no Campo Militar Slim Lines, quer ainda na preocupação constante pelo bem-estar e moral do pessoal que integrou a sua Unidade. Neste âmbito, é de toda a justiça relevar a sua decisiva ação na intransigente defesa dos interesses nacionais, objetivamente consubstanciada na forma muito profissional e inteligente, como participou nas diversas atividades levadas a cabo no Teatro de Operações, visando a entrada no Campo Slim Lines de um contingente polaco.
O Tenente-Coronel Santos Cordeiro, mercê da sua elevada competência profissional, conseguiu uma notável execução e um desempenho coletivo assinaláveis, recolhendo para a sua Unidade e para si mesmo as melhores referências do Comando superior.
Pelo conjunto das atividades desenvolvidas e pela afirmação constante das suas excepcionais qualidades e virtudes militares, o Tenente-Coronel Santos Cordeiro é merecedor de público reconhecimento pela sua ação de comando, que desenvolveu de forma brilhante e com excepcional zelo, devendo os serviços por si prestados, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e o Portugal, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos.
15 de outubro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207357006