Louvo o Tenente Técnico de Pessoal e Secretariado Paraquedista, NIM 22679992, Nelson Cláudio da Silva Azenha, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Oficial de Pessoal e Justiça do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, Força Nacional Destacada (FND) - KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) - no Teatro de Operações do Kosovo, de março a setembro de 2013.
No âmbito das suas funções, o Tenente Silva Azenha foi responsável pelo controlo de efetivos do 2BIPara/FND/KFOR, salientando-se o seu amplo conhecimento da documentação e regulamentação nacional da administração de pessoal, a par da antecipada, esclarecida e rigorosa aplicação dos seus tramites legais, permitindo que os processos individuais dos militares em missão fossem acompanhados e atualizados, como foram as situações de propostas de promoção, renovação de contratos, renovação de cartões de identificação militar, cartões de assistência médica e medicamentosa e a atualização e condução do plano de férias do Batalhão.
No controlo de efetivos do KTM, salienta-se a perspicácia e aptidão para a chefia da Secção de Pessoal, normalmente atribuída a um oficial de posto superior, sem que tal fato constituísse um constrangimento para o cabal cumprimento da missão ou fosse foco de conflito na equipa. Revelou igualmente bons conhecimentos no que toca à legislação NATO em vigor e tratou administrativamente de todos os assuntos com reconhecida disponibilidade, dedicação e zelo, tendo sempre em conta a prioridade dos interesses do serviço. Colaborou ainda com os Adjuntos do Comando das Subunidades, portuguesa e húngara, em todos os procedimentos administrativos, aos quais passou toda a sua experiência, auxiliando-os no desempenho das suas funções.
No âmbito das suas atribuições como Oficial de Justiça do 2BIPara/FND/KFOR, revelou um elevado espírito de obediência e de lealdade. Quando confrontado com momentos de maior tensão física e psíquica, manteve-se firme e não permitiu qualquer indiscrição ou fuga de informações no âmbito da Justiça e da Ação de Comando, patenteando uma reconhecida coragem e resiliência moral e física.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente Silva Azenha como sendo um excelente Oficial, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas no Teatro de Operações do Kosovo.
15 de outubro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207357022