Louvo o sargento-ajudante, 057309-E ABST, Paulo Jorge Ferreira Figueiredo pela dedicação, competência técnica - profissional e proficiência, reveladas ao longo de cerca de 6 anos, no desempenho de funções na área da Gestão de Dados Mestre de Material, quer na anterior Divisão de Qualidade, Normalização e Catalogação, quer na atual Divisão de Catalogação de Material, da Direção de Serviços de Qualidade, Ambiente, Normalização e Catalogação.
No desempenho de funções de elevada especificidade técnica no âmbito da Gestão de Dados Mestre de Material do Centro Nacional de Catalogação, na ligação ao Sistema Integrado de Gestão da Defesa Nacional (SIG-DN), tem inegavelmente sempre patenteado um elevado conhecimento técnico-profissional e uma excelente qualidade de trabalho associados à sua capacidade de iniciativa e sentido do dever. Releva-se a forma abnegada, muito disponível e criativa como programou e desenvolveu soluções informáticas na ótica do utilizador, para o tratamento dos dados de catalogação provenientes das Secções de Catalogação dos Ramos das Forças Armadas, com vista a facilitar os procedimentos de carregamento e alteração de dados mestre de material.
De destacar ainda o modo tecnicamente assertivo, competente e empenhado como participou no levantamento das especificações técnicas para a área dos números de abastecimento provisórios e dados mestre de material, aquando do desenho e desenvolvimento da aplicação informática de suporte ao Sistema Nacional de Catalogação - SPCAT II. Deve-se igualmente sublinhar a sua fundamental participação nos grupos de trabalho para a harmonização dos dados de material da defesa e para a identificação e levantamento dos requisitos técnicos e operacionais do projeto de aplicação informática de catalogação, Fase II.
Desempenhou também um papel relevante, como formador nos vários Cursos de Operadores do Sistema Nacional de Catalogação e em algumas ações de formação técnica.
Pelas suas qualidades e virtudes militares, realçadas pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, lealdade, espírito de obediência e competência profissional, o Sargento-ajudante Paulo Figueiredo demonstrou, através de um grande espírito de equipa e determinação postos na concretização dos objetivos da unidade orgânica, ser merecedor de que os serviços por si prestados nesta Direção-Geral sejam considerados de muito mérito.
20 de março de 2013. - O Diretor-Geral, Manuel de Matos Gravilha Chambel, major-general.
207206273