Louvo o Sargento-Mor, Mecânico de Eletricidade e Instrumentos de Avião, NIP 032042-A, Manuel Gouveia Marques, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das suas funções na Divisão TACEVAL, do Quartel-General do Comando Aéreo Sul da NATO em Izmir (HQ AC IZMIR), durante três anos.
Durante o período em que o Sargento-Mor Gouveia Marques esteve colocado no HQ AC Izmir, revelou ser um militar de grande dedicação, entrega e disponibilidade, tendo participado em todas as avaliações efetuadas pela sua Divisão, de onde se realçam a efetuada às Esquadras de F-16 MLU Portuguesas (em 2011), o STRIKEVAL na Bélgica (em 2012) e o CAPEVAL do "Combat Wing 5" na Alemanha (em 2013).
Durante o ano de 2011, aquando da Operação Unified Protector (OUP), da NATO, e em virtude da mudança geográfica da CFAC, da Turquia para Itália, o Sargento-Mor Gouveia Marques foi destacado para Poggio Renatico (CAOC PR), onde desempenhou com grande profissionalismo as funções de "Staff Assistant", no Gabinete do "Diretor of Staff".
Militar que denota um excelente desempenho e conhecimentos técnicos, dedicação ao serviço e permanente disponibilidade, alia as suas qualidades humanas com as virtudes militares de aprumo, disciplina, camaradagem, abnegação e espírito de missão. Durante todo o período de permanência no HQ AC IZMIR, o Sargento-Mor Gouveia Marques foi o representante Nacional no "Senior Enlisted Leaders Working Group", fazendo-o com elevada competência.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares, e pessoais, que creditam o Sargento-Mor Gouveia Marques como sendo um excelente Militar, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas na NATO.
17 de maio de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general
207128895