Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 586/2013, de 28 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de cavalaria José David Angelino da Graça Talambas

Texto do documento

Louvor 586/2013

Louvo o Tenente-Coronel de Cavalaria, NIM 02052885, José David Angelino da Graça Talambas, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante do Agrupamento India (AGR I), integrado no Kosovo Force (KFOR) Tactical Reserve Manoeuvre Batallion (KTM), no Teatro de Operações do Kosovo, entre 26 de setembro de 2012 e 26 de março de 2013.

Oficial muito distinto que se destaca pela sua irrepreensível formação moral e ética, evidenciou no desempenho das suas atribuições, um conjunto de qualidades e virtudes militares excecionais, o que a par da sua conduta militar e determinação exemplares, o levaram a constituir-se como uma referência efetiva, não só para todos aqueles que serviram sob o seu comando, mas também para as demais Forças a operar no KTM.

A sua capacidade de liderança inata foi determinante para que a Unidade que comandou atingisse os mais elevados patamares operacionais, como foi objetivamente manifestado nos diversos reconhecimentos públicos de que o AGR I/KTM/KFOR foi alvo. Ainda no âmbito da conduta das operações, salienta-se o permanente cuidado posto na interação com as diversas Forças em presença no Teatro de Operações, designadamente no respeito pelas diferenças culturais, o que se refletiu, na manutenção do excelente relacionamento com o Contingente húngaro.

No período em questão, o Tenente-Coronel Graça Talambas exerceu um planeamento rigoroso e um cuidado extremo na conduta das inúmeras tarefas operacionais efetuadas pela sua Unidade, constituída como Reserva Tática da KFOR. A sua elevada preparação técnico-profissional, o seu espírito de cooperação e permanente atenção ao detalhe contribuíram para a garantia da segurança e da liberdade de movimentos, na sua área de responsabilidade, especialmente dos elementos integrantes da EULEX.

As operações executadas pelo AGR I/KTM/KFOR, no norte do Kosovo, em especial na área da cidade de Mitrovica, envolveram a execução de patrulhamentos, a remoção de roadblocks construídos nas principais vias de acesso a esta região do Kosovo e ainda em apoio de operações conduzidas por outras Forças da KFOR, tendo os militares portugueses revelado uma capacidade operacional digna de realce.

Chamado a apoiar a formação em controlo de tumultos, o AGR I/KTM/KFOR demonstrou, uma vez mais, um grande rigor e um elevado nível de preparação técnico-tático, nas diversas ações realizadas em coordenação com outras Unidades internacionais, particularmente com o Freedom of Movement Detachement 2 e com as Kosovo Security Forces, recolhendo as melhores referências do Comando superior.

No desempenho das suas funções o Tenente-Coronel Graça Talambas revelou atenção permanente ao moral, bem-estar, segurança e nível de operacionalidade da sua Força, como ficou patente nas propostas que apresentou visando o incremento da Estrutura Operacional de Pessoal, nos Pelotões da Unidade de Manobra e a alteração da Estrutura Operacional de Material com a substituição das viaturas CHAIMITE pelas PANDUR. Esta última alteração, para além de efetivamente materializar, em termos nacionais, o primeiro emprego operacional destes meios em Teatro de Operações, representa um significativo aumento das capacidades operacionais do Contingente, designadamente pelo aumento da proteção e mobilidade que estas as viaturas conferem.

Durante o período em que decorreu a missão no Kosovo, o Tenente-Coronel Graça Talambas promoveu ainda um vasto leque de ações CIMIC visando contribuir para a melhoria das condições de vida das populações da região. Estão englobadas neste quadro as obras de conservação e beneficiação concretizadas em três escolas na região de Podujevo, bem como a entrega de material didático e equipamento desportivo. Estas atividades, além de permitirem colmatar algumas das sérias carências existentes na comunidade local, permitiram projetar o bom nome de Portugal, em geral, e das suas Forças Armadas em particular.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente-Coronel Graça Talambas como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

16 de maio de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207056278

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1102864.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda