A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 573/2013, de 20 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-tenente João José Laranjeira de Brito Afonso

Texto do documento

Louvor 573/2013

Louvo o Capitão-Tenente, NII 24289 João José Laranjeira de Brito Afonso, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das suas funções de Adjunto para a Área de Planos do Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto (EMCOC), do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), nos últimos três anos.

No desempenho das suas funções revelou-se como um oficial dotado de grande dinamismo, assinalável competência profissional e um grande espírito de iniciativa, qualidades que evidenciou nas tarefas conducentes à definição das Opções de Resposta Militar necessárias para as múltiplas Operações onde Portugal tem Forças militares, como por exemplo a Operação OCEAN SHIELD, a European Union Training Mission, na Somália, ou a Operação ACTIVE ENDEAVOUR.

Neste âmbito importa sublinhar, a forma empenhada como, decorrente de uma sólida formação académica e abrangentes conhecimentos técnico-profissionais, se predispôs a liderar reuniões com vários órgãos do EMGFA e dos três Ramos, tendo conseguido alcançar notáveis resultados, que se revelaram soluções eficazes, de natureza conjunta e simultaneamente prestigiantes para as Forças Armadas.

É igualmente de destacar, o trabalho notável que desenvolveu na área de Planeamento de Operações, no âmbito dos Exercícios da série LUSÍADA e durante a Operação MANATIM, onde deu um importante contributo para os brífingues da Análise da Missão, de Decisão e para os Conceitos de Operações que integram os Planos de Operações. Finalmente, a participação voluntária na conduta dos mesmos exercícios/operações tornam-no num Oficial de grande importância para a tomada de decisão.

Nestes últimos três anos o Capitão-Tenente Brito Afonso, de relacionamento fácil, demonstrou sempre um excelente espírito de camaradagem e sentido de entreajuda. Nos seus traços de personalidade está bem patente a inteligência, a rapidez de raciocínio, capacidade negocial e de liderança, qualidades essenciais para o desempenho de funções de Estado-Maior, que no conjunto lhe conferem uma matriz de Oficial de excelência, a condição de colaborador imprescindível e o estatuto de líder.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão-Tenente Brito Afonso como sendo um Oficial de elevada craveira, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

10 de abril de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207035055

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1101658.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda