A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 572/2013, de 20 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de artilharia João Manuel Ladeira Vitorino Assis Barbas

Texto do documento

Louvor 572/2013

Louvo o Coronel de Artilharia, NIM 10196383, João Manuel Ladeira Vitorino Assis Barbas, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Chefe de Estado-Maior e Chefe da Divisão de Operações no Joint Analysis and Lessons Learned Centre (JALLC) em Monsanto, de setembro de 2007 a abril de 2013.

Militar dotado de uma elevada capacidade de trabalho, de planeamento e de organização, demonstrou fortes capacidades de liderança num período extremamente exigente para este Centro, nomeadamente, na sua afirmação e consolidação no seio da NATO Command Structure (NCS).

Como Chefe da Divisão de Operações, funções que desempenhou entre setembro de 2007 e dezembro de 2008 é de realçar a dedicação, visão e rigor do Coronel Assis Barbas na supervisão direta de mais de uma dúzia de equipas de projeto, na validação dos dados recolhidos, na revisão crítica dos produtos da análise e consequente produção de relatórios e briefings de reconhecida qualidade, colocados à disposição da NATO.

Ainda durante este período, mercê da sua formação superior no domínio da gestão de informação, desenvolveu a arquitetura de informação do portal colaborativo do JALLC, de modo a suportar a melhoria dos processos e comunicação interna, assim como a partilha de informação com as demais estruturas da NATO.

Como Chefe de Estado-Maior, funções que desempenhou durante quatro anos, o Coronel Assis Barbas constituiu-se como um prestimoso colaborador dos Comandantes do JALLC, tendo sido responsável por coordenar os trabalhos de estado-maior, em apoio ao processo de tomada de decisão do Comando do Centro e do Supreme Allied Commander Transformation (SACT).

De igual forma, foi responsável pela dinamização do processo interno de lições aprendidas, através da produção de diretivas e normas de execução permanente, claras, objetivas e exequíveis, assim como pela promoção da gestão da informação e utilização das tecnologias de informação e comunicação, visando a melhoria da comunicação interna e externa e o acesso a recursos de informação atualizados, de apoio aos projetos de análise, procurando a otimização dos processos e a redução de custos.

Neste âmbito destaca-se ainda o desenvolvimento continuo e a promoção interna e externa do portal colaborativo do JALLC; a institucionalização do document handling system da NATO; o desenvolvimento de conteúdos ajustados aos utilizadores; a automatização de processos administrativos; o apoio ao desenvolvimento da metodologia de gestão de projetos - JALLC Project Approach - e a promoção e o reconhecimento da temática das lições aprendidas na NATO e nas Nações.

A sua clareza de raciocínio e tenacidade associadas a uma grande capacidade de persuasão e diplomacia revelaram-se cruciais, em antecipação à extinção do Joint Force Command Lisbon, em Oeiras, na subsequente reatribuição de responsabilidades ao JALLC no âmbito do Morale & Welfare, Family Support, Budget & Finance e Public Affairs & Protocol.

O Coronel Assis Barbas desempenhou ainda, por inerência, as funções de Senior Nacional Representative de Portugal no JALLC, função que cumpriu com camaradagem e sobriedade, sabendo equilibrar com rigor os meios financeiros colocados à disposição do Estado-Maior nacional com a necessidade de contribuir para a melhoria das suas qualificações e evolução nas respetivas carreiras.

Oficial muito profissional, com grande sentido de dever e extraordinário espírito de missão, o Coronel Assis Barbas exerceu com mestria as funções que lhe foram cometidas. À competência técnica e a uma procura constante do rigor nos procedimentos a adotar, soube aliar qualidades humanas, morais e sociais, promovendo com naturalidade um clima de excelente camaradagem e sã convivência com os militares e civis que com ele privaram.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Coronel Assis Barbas como sendo um oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

4 de abril de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207035233

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1101657.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda