Louvo o Cabo, NII 310488, José Fernando Ribeiro Marques, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das suas funções, no Centro de Situação e Operações Conjunto (CSOC), do Comando Operacional Conjunto, ao longo de mais de dois anos.
Militar muito disciplinado e leal, executou as suas funções de Adjunto de Informática, com elevada competência, demonstrando em permanência uma enorme abnegação e vontade de bem servir. Não sendo as tecnologias de informação e comunicações a sua área de origem, conseguiu, com a sua dedicação e profissionalismo, adquirir um bom nível de conhecimentos neste domínio, que têm contribuído decisivamente para melhor explorar as tecnologias de informação à disposição do CSOC.
No desempenho das suas funções salienta-se a forma meritória como apoiou o CTF 477 durante a Operação MANATIM, na área das tecnologias de informação, durante os diversos exercícios da série LUSÍADA, e o apoio competente que prestou na preparação do sistema de projeção e acesso ao Auditório para a realização dos brífingues semanais. De realçar, ainda, a sua contribuição para a reorganização da Sala de Situação do Centro, que obrigou à reconfiguração das várias estações de trabalho e alterações no pavimento técnico, tendo sido decisivo na rapidez com que este projeto foi concluído com o mínimo impacto na rotina diária de atividades do CSOC.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Cabo Ribeiro Marques como sendo um excelente militar, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
10 de abril de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207035128