Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 550/2013, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o alferes capelão António José Marques Santiago

Texto do documento

Louvor 550/2013

Louvo o Alferes Capelão, NIM 19383095, António José Marques Santiago, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as delicadas funções de Capelão do 5.º Contingente Nacional para a International Security Assistance Force (ISAF) da NATO, no Teatro de Operações do Afeganistão, entre outubro de 2012 e abril de 2013.

Oficial dotado de extraordinário sentido de iniciativa, possuidor de elevado espírito de missão, ponderado e muito exigente consigo próprio, respondeu com invulgar empenho e rigor aos desafios que diariamente lhe surgiram, destacando-se pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, lealdade, abnegação e espírito de sacrifício, bem como, pela bondade, altruísmo e humanismo.

No âmbito das suas funções desempenhou um papel preponderante na Comissão de Moral e Bem-Estar, que em muito contribuiu para a obtenção e manutenção da moral elevada nos militares do Contingente Nacional.

Fruto da sua sólida formação moral e ética, prestou um apoio extraordinariamente significativo aos militares que revelavam indícios de alterações comportamentais, conseguindo, com grande sentido de oportunidade e serenidade, eliminar tensões e resolver situações problemáticas. Constituiu-se assim como um polo aglutinador de partilha e de entreajuda, implementando um plano pastoral vasto, coerente e aliciante, que contou com uma grande aceitação e participação, não só dos Militares Portugueses mas também de inúmeros militares estrangeiros de igual orientação religiosa.

A sua lealdade para com todos os militares, sem exceção, a sua permanente disponibilidade, humildade e simpatia, associadas à sua capacidade para ouvir, aconselhar e motivar, permitiu-lhe granjear uma estima intensa e concreta, de todos com quem privou, afirmando uma postura orientada para a dignificação do homem e do militar.

Pelos seus atos de excecional zelo, dedicação e empenhamento é da mais elementar justiça trazer ao reconhecimento público as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam, o Alferes Marques Santiago, como sendo um Oficial de elevada craveira, devendo os serviços por si prestados serem considerados relevantes, extraordinários e distintos e reconhecidos pela contribuição significativa e inequívoca que trouxeram à eficiência, prestígio e cumprimento da missão do 5.º Contingente Nacional Destacado, resultando, inegavelmente, honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

24 de maio de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, General.

207001545

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1099810.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda