Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 549/2013, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o primeiro-tenente fuzileiro Ernesto Antonio de Jesus Alves

Texto do documento

Louvor 549/2013

Louvo o Primeiro-Tenente Fuzileiro, NII 6801692, Ernesto António de Jesus Alves pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Oficial de Pessoal, de Lições Aprendidas, Chefe do Gabinete de Apoio e Ligação, do 5.º Contingente Nacional, quando integrou a International Security Assistance Force da NATO, no Teatro de Operações do Afeganistão, entre outubro de 2012 e maio de 2013.

Como Oficial de Pessoal, rapidamente se inteirou das diversas questões a resolver nessa área e propôs soluções práticas que se verificaram extremamente úteis. Em acumulação de funções, foi nomeado para desempenhar a tarefa de Chefe de Gabinete de Apoio ao Comandante, função não prevista organicamente, mas de absoluta necessidade e ainda as funções de Oficial de Lições Aprendidas do Contingente, cargo também não previsto organicamente, mas de capital importância para a continuação do sucesso da participação portuguesa na ISAF.

No Teatro de Operações do Afeganistão, o Primeiro-Tenente Jesus Alves assumiu plenamente as funções de Chefe de Gabinete, numa altura bastante instável e em que houve necessidade de estabelecer inúmeros contactos com as estruturas da ISAF, num curtíssimo espaço de tempo. Durante todo o decorrer da Missão a premência destes contactos aumentou, à medida que as necessidades de coordenação com diversas entidades evoluíram, obrigando a um empenhamento extraordinário e muito exigente. Esta tarefa, de grande responsabilidade, executada em acumulação, requereu compreender as intensões do seu Comandante para que o conceito estabelecido fosse escrupulosamente seguido.

Como Oficial de Pessoal, o Primeiro-Tenente Jesus Alves foi capaz de perceber os trabalhos já executados e propor soluções mais práticas para aplicar em todos os instrumentos de gestão, como as Normas de Execução Permanente, formatos mais específicos e a bases de dados do Pessoal. Mais tarde, aplicou de modo inédito alguns conceitos que apreendeu do larguíssimo normativo que assistia à missão da ISAF e dos quais resultaram a sistematização de muitos procedimentos nacionais.

Sendo a área das Lições Aprendidas uma das novas prioridades das Forças Armadas, no que se refere à recolha e passagem de experiências vividas, foi superiormente decidido aplicar esta metodologia às operações, nomeadamente no Afeganistão, no sentido de permitir, no futuro, uma utilização mais eficiente dos recursos humanos e financeiros. O Primeiro-Tenente Jesus Alves abraçou com entusiasmo este novo desafio, compreendendo que se encontrava numa posição privilegiada para a apreensão de todas as experiências do Contingente e promoveu a recolha das observações necessárias para preencher uma base de dados nacional, que poderá constituir-se como uma mais-valia na execução de operações.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares, e pessoais, que creditam o Primeiro-Tenente Jesus Alves como sendo um Oficial de elevada craveira, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas no Afeganistão.

24 de maio de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, General

207001456

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1099809.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda