Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 547/2013, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão de artilharia Luís Manuel Coelho Fernandes

Texto do documento

Louvor 547/2013

Louvo o Capitão de Artilharia, NIM 11806700, Luís Manuel Coelho Fernandes, pela forma excecionalmente competente e empenhada como exerceu as suas funções de Battle Captain do Operational Coordination Group (OCG), do Quartel-General das Operações Especiais da International Security and Assistance Force (ISAF), no Teatro de Operações do Afeganistão (TO), entre julho de 2012 e abril de 2013.

O Capitão Coelho Fernandes teve a seu cargo a coordenação entre as Operações Especiais da ISAF e o National Directorate of Security (NDS) do Afeganistão. No período em questão era objetivo da ISAF que as Forças de Segurança do Afeganistão (ANSF), onde se inclui o NDS, assumissem gradualmente a responsabilidade pela segurança do país. A ligação e a coordenação, ao nível dos quartéis-generais, entre as ANSF e as Forças de Operações Especiais, revelaram-se cruciais para a obtenção daqueles resultados. Sendo o NDS o serviço de segurança afegão que melhores resultados obteve na luta contra a insurgência, a coordenação entre as Operações Especiais da ISAF e o NDS efetuada foi da maior importância para o sucesso geral da manobra da Aliança e das ANSF.

Nestas funções, o Capitão Coelho Fernandes evidenciou possuir uma apurada sensibilidade para as diferenças culturais e um forte espírito de missão que lhe permitiram evidenciar-se positivamente junto dos aliados e dos afegãos e contribuir para uma cooperação eficaz e profícua, como os resultados alcançados comprovam.

Devido ao seu saber e experiência, o Capitão Coelho Fernandes foi por diversas vezes consultado pelo Comando do Contingente sobre o emprego de Forças de Operações Especiais no Teatro de Operações, o que fez de forma clara e conhecedora e dentro de parâmetros de honestidade intelectual muito firmes, o que em muito auxiliou aquele Comando a colaborar na construção de perspetivas futuras para a participação portuguesa na missão da NATO no Afeganistão.

Na transição entre contingentes e havendo a necessidade de desempenhar novas funções na Componente de Operações Especiais da ISAF, o Capitão Coelho Fernandes apoiou incondicionalmente os seus camaradas que ocuparam os novos cargos, sem qualquer sobreposição, permitindo o melhor desempenho de todos e a manutenção de uma imagem muito positiva dos portugueses no seio daquela Comunidade.

Pela afirmação constante de elevados dotes de caráter e reconhecida coragem moral, pelas excecionais qualidades e virtudes militares demonstradas, pelo notável espírito de obediência evidenciado pelo Capitão Coelho Fernandes e pelo reconhecimento da sua aptidão para bem servir nas diferentes circunstâncias, é de inteira justiça reconhecer publicamente os serviços que prestou e considerá-los relevantes e de elevado mérito, pela forma como contribuíram para o prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas.

24 de maio de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207002111

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1099807.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda