Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 543/2013, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-tenente fuzileiro António Paulo da Costa Frescata

Texto do documento

Louvor 543/2013

Louvo o Capitão-Tenente Fuzileiro, NII 21393, António Paulo da Costa Frescata pela forma altamente honrosa e brilhante como cumpriu as suas funções de Comandante da Companhia de Proteção do Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA APOD FP), no âmbito da International Security Assistance Force (ISAF) da NATO, no Teatro de Operações do Afeganistão, entre julho de 2012 e abril de 2013.

Sendo a Companhia de Proteção do Aeroporto Internacional de Cabul uma Unidade complexa, constituída por militares da Marinha e do Exército, desde o período de aprontamento que o Capitão-Tenente Costa Frescata soube consolidar devidamente a sua Unidade, evidenciando a sua natural aptidão para a liderança e exercício de um Comando Militar. Coube-lhe ainda a difícil tarefa de ficar responsável por um Setor em substituição de Companhia Belga.

No exercício das suas funções o Capitão-Tenente Costa Frescata cedo se inteirou de toda a problemática logística e operacional, pugnando a sua conduta por uma absoluta lealdade ao seu Comandante, em todas as circunstâncias, demonstrando dedicação às tarefas, firmeza na defesa de interesses de Portugal e respondendo a todos os desafios com eficácia.

Apesar das suas subunidades terem tempos diferentes de rendição, 9 meses de missão para os militares Fuzileiros e 3 meses para os militares da Polícia do Exército, o entendimento funcional e pessoal entre todos foi o melhor, o que contribuiu para um rendimento operacional elevado e para o esbatimento das diferenças entre os diversos elementos da Força.

Sendo a missão dos seus militares extremamente exigente, física e psicologicamente, e apesar da exposição a que estavam sujeitos por força das suas tarefas e da sua localização, o Capitão-Tenente Costa Frescata conseguiu motivar os seus subordinados a cumprirem as suas funções com elevados padrões de segurança, vital para evitar a ação dos insurgentes contra um alvo de elevado valor como é o Aeroporto de Cabul. Tal desiderato foi atingido pelo seu exemplo pessoal de coragem física, sendo evidente que a atuação da Companhia se tornou um modelo de constância e consistência, que em muito contribuiu para o ambiente seguro que se vivia no interior daquelas instalações militares da NATO.

O Capitão-Tenente Costa Frescata congrega em si excecionais qualidades militares e pessoais, a que alia dotes de disciplina e exemplar sentido de camaradagem, que o distinguem e o tornam merecedor de ser apontado como exemplo a seguir, devendo os serviços por si prestados serem considerados relevantes, extraordinários e distintos e reconhecidos pela contribuição significativa e inequívoca que trouxeram à eficiência, prestígio e cumprimento da missão Contingente Nacional destacado no Afeganistão, resultando, inegavelmente, honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas e para Portugal.

24 de maio de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207002177

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1099803.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda