Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 534/2013, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o segundo-tenente fuzileiro Bruno Alexandre Cançado Tasanis

Texto do documento

Louvor 534/2013

Louvo o Segundo-Tenente Fuzileiro, NII 9601107, Bruno Alexandre Cançado Tasanis, pela forma excecionalmente competente e empenhada como exerceu as suas funções de Comandante do 1.º Batalhão da Companhia Conjunta de Proteção da Força ao Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA APOD FP COY), quando integrou a International Security Assistance Force da NATO, no Teatro de Operações (TO) do Afeganistão, entre 17 de julho de 2012 e 30 de abril de 2013.

Oficial com excelentes conhecimentos técnico-profissionais soube, através do exemplo e com a simplicidade de um bom líder congregar as vontades dos seus subordinados para o cumprimento da missão.

O seu apurado sentido do dever, correta interpretação das ordens e das diretivas superiores, permitiram-lhe ser um ator fundamental no cumprimento da missão e uma referência para os mais novos. Foi responsável pela atualização das TTP provenientes das alterações que foram ocorrendo às SOP, derivadas do normal ajustamento às situações fluidas que acontecem num TO desta natureza. Elaborou igualmente uma síntese de possíveis incidentes num Entry Control Point (ECP), com as respetivas ações de resposta a dar e os procedimentos para cada posição tática a ocupar num ECP, instruindo o seu Pelotão e partilhando os seus conhecimentos com militares de outros Ramos e países que foram rodando durante a sua comissão.

Num ambiente operacional de grande risco, desgaste físico e psicológico, sendo certa a ameaça insurgente, o Segundo-Tenente Cançado Tasanis, pela sua liderança conseguiu que os seus subordinados permanecessem permanentemente atentos e mitigassem inúmeras ameaças, quer pelos incontáveis relatos e resolução de situações ameaçadoras, quer pela deteção e apreensão de diversos artigos proibidos que tentavam fazer entrar no aeroporto de forma escondida ou dissimulada.

Pela afirmação constante de elevados dotes de caráter e reconhecida coragem moral, pelas excecionais qualidades e virtudes militares demonstradas, pelo notável espírito de obediência evidenciado pelo Segundo-Tenente Cançado Tasanis e pelo reconhecimento da sua aptidão para bem servir nas diferentes circunstâncias, é de inteira justiça reconhecer publicamente os serviços que prestou e considerá-los relevantes e de elevado mérito, pela forma como contribuíram para o prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas.

24 de maio de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207002096

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1099794.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda