Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 533/2013, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o primeiro-marinheiro fuzileiro Hugo Renato Fernandes Palma

Texto do documento

Louvor 533/2013

Louvo o Primeiro-Marinheiro Fuzileiro, NII 9822200, Hugo Renato Fernandes Palma, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Atirador/Chefe de Equipa do 1.º Pelotão, da Companhia Conjunta de Proteção da Força no Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA APOD FP COY), quando integrou a International Security Assistance Force da NATO, no Teatro de Operações (TO) do Afeganistão, entre 17 de julho de 2012 e 30 de abril de 2013.

O Primeiro-Marinheiro Fernandes Palma é um militar dotado de uma sólida formação técnico-profissional, dedicado e determinado, que soube tirar o máximo partido dos recursos colocados à sua disposição, o que, aliado ao seu espírito de bem servir e apurado sentido das responsabilidades, levou-o a conseguir, com a sua equipa, um ótimo desempenho operacional nas diversas tarefas que teve de realizar.

Desde o início que o Primeiro-Marinheiro Fernandes Palma participou e colaborou, com grande afinco e entusiasmo, na elaboração de instruções, montagem de cenários de tiro de combate e de operação de um Entry Control Point (ECP), estando sempre disponível para aprender e ajudar os camaradas, granjeando desde logo a estima e consideração de todos os que consigo trabalharam.

No Teatro de Operações, acompanhou com atenção as sucessivas alterações que ocorreram às Standard Operating Procedures (SOP) em vigor, procurou permanecer atualizado para poder instruir periodicamente a sua equipa, em especial sobre os procedimentos de segurança e de operação de armamento, o que se refletiu numa equipa muito bem preparada e com ótimo desempenho coletivo.

Numa missão de longa duração e extremamente rotineira, de elevado desgaste físico e psicológico e de enorme risco, como foi a defesa estática do aeroporto de Cabul, em que é difícil manter os níveis de atenção e concentração permanentemente elevados, o Primeiro-

Marinheiro Fernandes Palma destacou-se dos seus pares pela forma como conseguiu manter um elevado rigor, disciplina e segurança em todas as suas ações. Quaisquer que fossem as circunstâncias, os superiores hierárquicos deste militar sabiam que ao atribuir-lhe uma tarefa, esta iria ser exemplarmente executada, transmitindo uma grande confiança ao Comando da Unidade. Foram inúmeras as vezes que este militar reportou situações anómalas ou perigosas na segurança e defesa do KAIA APOD, ou encontrou artigos proibidos, escondidos ou dissimulados nas viaturas ligeiras, camiões de combustível ou Locally Employed Persons (LEP) que entravam naquelas instalações.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares, e pessoais, que creditam o Primeiro-Marinheiro Fernandes Palma como sendo um militar exemplar, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas no Afeganistão.

24 de maio de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207001804

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1099793.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda