Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 354/2013, de 24 de Abril

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de artilharia António Pedro Matias Ricardo Romão

Texto do documento

Louvor 354/2013

Louvo o Tenente-Coronel de Artilharia, NIM 05581385, António Pedro Matias Ricardo Romão pela forma altamente honrosa e brilhante como, durante seis anos, desempenhou as funções de docência no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM).

O Tenente-Coronel Ricardo Romão Oficial é um oficial dotado de uma sólida formação humana, militar e técnica, que praticou sempre as virtudes da lealdade e da obediência, e demonstrou, em todas as circunstâncias, um elevada competência, um extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais na execução das diversas tarefas inerentes ao cumprimento das suas funções.

Do conjunto de atividades que o Tenente-Coronel Ricardo Romão desenvolveu sobressaem, pela sua importância e complexidade: a responsabilidade por lecionar várias matérias da Área de Ensino Específico do Exército, nomeadamente Tática de Artilharia, nas suas vertentes de Campanha e Antiaérea, Doutrina das Operações, Informações, Técnicas de Estado-Maior e Componente Terrestre do Sistema de Forças Nacional; a colaboração no planeamento e preparação dos Exercícios de Postos de Comando Assistidos por Computador; a participação em dois Cursos de Planeamento e Apoio à Tomada de Decisão na Escola Nacional de Bombeiros (2007 e 2008) e o planeamento e organização do Curso para Comandantes em 2011 e 2012.

A par das atividades de docência, o Tenente-Coronel Ricardo Romão foi o Delegado do Exército no Joint Intelligence Working Group da NATO, em 2011 e 2012, e colaborou em atividades académicas do IESM, nomeadamente na orientação e arguição de Trabalhos de Investigação Individual, Trabalhos de Grupo e Recensões, de discentes do Curso de Estado-Maior Exército (CEM-E) e do Curso de Promoção a Oficial Superior (CPOS-E), e na organização e condução dos Trabalhos de Campo. Acresce, ainda, o valioso contributo na participação em diversos Grupos de Trabalho com vista à atualização do suporte regulamentar do IESM, nomeadamente na revisão das Normas de Execução Permanente, dos Planos de Curso (CEM-E e CPOS-E) e mais recentemente no Estatuto do IESM.

É de realçar ainda o seu desempenho enquanto Diretor Técnico do Projeto 2 - Escola Superior de Guerra - da Cooperação Técnico-Militar com a República de Angola, entre fevereiro de 2010 e fevereiro de 2011, e a sua participação, em maio de 2011, na 4.ª Edição dos "Dias de Desenvolvimento", que decorreu no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, proferindo uma Conferência subordinada ao tema "A Escola Superior de Guerra".

Atento quanto precede, pela qualidade e relevância do seu desempenho e pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade e espírito de missão, é de inteira justiça que os serviços prestados pelo Tenente-Coronel Ricardo Romão sejam reconhecidos como extraordinários, relevantes e distintos, tendo deles resultado honra e lustre para o IESM e prestígio para as Forças Armadas Portuguesas.

28 de janeiro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206904321

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1094312.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda