Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 352/2013, de 24 de Abril

Partilhar:

Sumário

Louva o major-general engenheiro eletrotécnico Jorge Manuel Caldeira Aires

Texto do documento

Louvor 352/2013

Louvo o Major-General Engenheiro Eletrotécnico, NIP 036597-B, Jorge Manuel Caldeira Aires, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais e humanas demonstradas no desempenho das funções de Chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação (DICSI), de 07 de janeiro de 2010 a 25 de janeiro de 2013.

Oficial-general distinto que se caracteriza pela frontalidade e lealdade com que debate os assuntos e as questões relacionadas com as competências que tem atribuídas, é possuidor de uma assinalável carreira na Força Aérea, seu Ramo e encerra com o fim da presente comissão, o ciclo de prestação de serviço no ativo, em virtude da sua passagem à situação de Reserva.

No exercício das exigentes e complexas funções associadas ao cargo de Chefe da DICSI, o Major-general Caldeira Aires demonstrou ser um militar dotado de uma capacidade intelectual e de uma criatividade notáveis, dedicando o seu trabalho à defesa intransigente do património e recursos do Estado, utilizando as suas qualidades ao serviço do desenvolvimento de soluções que materializassem benefícios nos processos de aquisição de bens e serviços e na manutenção da infraestrutura de rede de sistemas de comunicações e informação.

Sublinha-se, no âmbito das suas competências, o modelo apresentado para a plataforma comunicacional das Forças Armadas, em fibra ótica, cuja implementação constituirá um fator decisivo para o apoio à tomada de decisão, ao nível da estrutura superior das Forças Armadas, no que diz respeito à prontidão, disponibilidade, sustentação e emprego das Forças e meios.

De igual modo e, como representante nacional nos fora internacionais, foram particularmente elogiadas as suas intervenções nas conferências do NATO Consultation Command and Control Board, com particular destaque para as recomendações por si apontadas, para a reorganização e articulação dos órgãos da NATO Communications and Information Agency.

Salientam-se, ainda, os seus esforços e preocupação constante, com a segurança das redes militares, que levaram ao arranque do processo de certificação da rede classificada das Forças Armadas, bem como à coordenação dos trabalhos desenvolvidos para a implementação de um Sistema de Gestão Documental no EMGFA. A sua visão e empenho relativamente à gestão integrada dos sistemas de comunicações e informações militares, contribuiu, de forma significativa, para a consolidação de programas conjuntos, nomeadamente no referente aos sistemas de criptografia IP e ao LINK 16.

Ao nível da reestruturação da organização superior da Defesa, do EMGFA e dos Ramos, foi, igualmente, um elemento muito interventivo no processo relativo ao "Plano Global Estratégico de Racionalização de Custos nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na Administração Pública", propondo, em sede própria, medidas oportunas e relativas à especificidade das TIC, nas Forças Armadas, bem como, a edificação de um órgão de "governance", indispensável ao alinhamento das TIC no domínio da defesa, que satisfaça as necessidades identificadas por todas as entidades envolvidas, com vista ao cumprimento da missão atribuída.

Face ao exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Major-general Caldeira Aires como sendo um Oficial General de elevada craveira, que pauta sempre, a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, espírito de sacrifício e de missão, abnegação e coragem moral, cujos serviços, considerados extraordinários, relevantes e distintos, contribuíram decisivamente, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação do EMGFA, resultando, inegavelmente, honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas.

25 de janeiro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206904395

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1094310.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda