A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 143/2013, de 14 de Março

Partilhar:

Sumário

Concessão da medalha de serviços distintos, de grau ouro, ao Major-General José Filipe da Silva Arnaut Moreira

Texto do documento

Portaria 143/2013

Louvo o major-general, NIM 17073280, José Filipe da Silva Arnaut Moreira, pela forma muito distinta, altamente eficiente e excecionalmente competente, como desempenhou as exigentes funções de chefe do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, no período compreendido entre 22 de junho 2011 e 15 de fevereiro de 2013.

Colaborador exímio, dotado de uma invulgar cultura geral e militar, atuou sempre de forma muito esclarecida, determinada e com grande pragmatismo, demonstrando continuadamente extrema capacidade de trabalho, altos conhecimentos técnicos e profissionais, inexcedível disponibilidade, dedicação e honroso sentido de serviço público.

Evidenciando constantemente uma forte personalidade, excecional espírito de iniciativa e inquestionável frontalidade, foi determinante para o desenvolvimento dos trabalhos do Gabinete segundo uma dinâmica de altos padrões de eficiência, rigor e método, contribuindo de forma extraordinariamente zelosa, interessada e empenhada no apoio à tomada de decisão do Ministro da Defesa Nacional.

Oficial general de sublime postura institucional pautou a sua atitude por um elevadíssimo sentido de missão, apurado bom senso, intocável sentido do dever, espírito de disciplina e de obediência, lealdade e honestidade, salvaguardando em todas as circunstâncias os interesses das Forças Armadas, da Defesa Nacional e do seu País.

Em todos os complexos e delicados processos que foi chamado a liderar colocou em evidência a sua elevada capacidade intelectual, grande entusiamo e inabaláveis princípios éticos e morais. Julgando sempre muito avisadamente, antecipou possíveis problemas e constrangimentos, o que inexoravelmente veio a permitir decisões fundamentadas e coerentes, com um contributo muito significativo para a boa execução da política de defesa nacional.

Destaca-se a sua notável capacidade de liderança pela forma extremamente diligente e rigorosa como presidiu aos trabalhos do Comité de Acompanhamento das Novas Estruturas de Comando da NATO, abrangendo os processos da instalação em Portugal da STRIKFORNATO e da NATO Communications and Information Systems School.

O seu importantíssimo papel ao nível da articulação institucional com os demais gabinetes ministeriais, entidades tuteladas e órgãos e serviços centrais do ministério, acompanhando sempre os muitos e delicados assuntos com elevada clarividência, assertividade e perspicácia, a par de uma insuperável cordialidade, distinguiu o major-general Arnaut Moreira como um elemento muito facilitador deste relacionamento institucional, com evidentes contributos no modo claro, célere e eficaz como muitas questões sensíveis foram ultrapassadas.

Militar de irrepreensível integridade, de excelsa urbanidade no trato, impondo respeito e confiança, granjeou constante, genuína e espontaneamente a reconhecida estima e consideração em que é tido por todos os que com ele tiveram o privilégio de privar.

Pelo extraordinário conjunto de qualidades pessoais e profissionais reveladas, de que se destacam a irrepreensível conduta moral, a irrefutável lealdade, a firmeza de carácter radicada no culto da honra, do dever e do brio profissional, a força moral e anímica para encarar resolutamente contrariedades de qualquer natureza e o singular exemplo de dedicação e abnegação, é com enorme agrado que publicamente louvo o major-general, José Filipe Arnaut Moreira, sendo de toda a justiça considerar extraordinários, relevantes e distintíssimos os altos serviços prestados como chefe do meu Gabinete, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para o Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto nos artigos 13.º e 14.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, de grau ouro, ao major-general José Filipe da Silva Arnaut Moreira.

25 de fevereiro de 2013. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

206811277

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1089420.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda