Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 143/2013, de 14 de Março

Partilhar:

Sumário

Concessão da medalha de serviços distintos, de grau ouro, ao Major-General José Filipe da Silva Arnaut Moreira

Texto do documento

Portaria 143/2013

Louvo o major-general, NIM 17073280, José Filipe da Silva Arnaut Moreira, pela forma muito distinta, altamente eficiente e excecionalmente competente, como desempenhou as exigentes funções de chefe do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, no período compreendido entre 22 de junho 2011 e 15 de fevereiro de 2013.

Colaborador exímio, dotado de uma invulgar cultura geral e militar, atuou sempre de forma muito esclarecida, determinada e com grande pragmatismo, demonstrando continuadamente extrema capacidade de trabalho, altos conhecimentos técnicos e profissionais, inexcedível disponibilidade, dedicação e honroso sentido de serviço público.

Evidenciando constantemente uma forte personalidade, excecional espírito de iniciativa e inquestionável frontalidade, foi determinante para o desenvolvimento dos trabalhos do Gabinete segundo uma dinâmica de altos padrões de eficiência, rigor e método, contribuindo de forma extraordinariamente zelosa, interessada e empenhada no apoio à tomada de decisão do Ministro da Defesa Nacional.

Oficial general de sublime postura institucional pautou a sua atitude por um elevadíssimo sentido de missão, apurado bom senso, intocável sentido do dever, espírito de disciplina e de obediência, lealdade e honestidade, salvaguardando em todas as circunstâncias os interesses das Forças Armadas, da Defesa Nacional e do seu País.

Em todos os complexos e delicados processos que foi chamado a liderar colocou em evidência a sua elevada capacidade intelectual, grande entusiamo e inabaláveis princípios éticos e morais. Julgando sempre muito avisadamente, antecipou possíveis problemas e constrangimentos, o que inexoravelmente veio a permitir decisões fundamentadas e coerentes, com um contributo muito significativo para a boa execução da política de defesa nacional.

Destaca-se a sua notável capacidade de liderança pela forma extremamente diligente e rigorosa como presidiu aos trabalhos do Comité de Acompanhamento das Novas Estruturas de Comando da NATO, abrangendo os processos da instalação em Portugal da STRIKFORNATO e da NATO Communications and Information Systems School.

O seu importantíssimo papel ao nível da articulação institucional com os demais gabinetes ministeriais, entidades tuteladas e órgãos e serviços centrais do ministério, acompanhando sempre os muitos e delicados assuntos com elevada clarividência, assertividade e perspicácia, a par de uma insuperável cordialidade, distinguiu o major-general Arnaut Moreira como um elemento muito facilitador deste relacionamento institucional, com evidentes contributos no modo claro, célere e eficaz como muitas questões sensíveis foram ultrapassadas.

Militar de irrepreensível integridade, de excelsa urbanidade no trato, impondo respeito e confiança, granjeou constante, genuína e espontaneamente a reconhecida estima e consideração em que é tido por todos os que com ele tiveram o privilégio de privar.

Pelo extraordinário conjunto de qualidades pessoais e profissionais reveladas, de que se destacam a irrepreensível conduta moral, a irrefutável lealdade, a firmeza de carácter radicada no culto da honra, do dever e do brio profissional, a força moral e anímica para encarar resolutamente contrariedades de qualquer natureza e o singular exemplo de dedicação e abnegação, é com enorme agrado que publicamente louvo o major-general, José Filipe Arnaut Moreira, sendo de toda a justiça considerar extraordinários, relevantes e distintíssimos os altos serviços prestados como chefe do meu Gabinete, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para o Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto nos artigos 13.º e 14.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, de grau ouro, ao major-general José Filipe da Silva Arnaut Moreira.

25 de fevereiro de 2013. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

206811277

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1089420.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda