Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 335/2014, de 25 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de infantaria Rui Pedro Dias da Silva Formosinho

Texto do documento

Louvor 335/2014

Louvo o Tenente-coronel de Infantaria, NIM 18009287, Rui Pedro Dias da Silva Formosinho pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Chefe da Célula de Informações Militares (CIM), no Teatro de Operações (TO) do Kosovo, no período de 31 de outubro de 2012 a 30 de outubro de 2013.

Foi atribuída ao Tenente-coronel Silva Formosinho a responsabilidade de edificar a primeira Célula de Informações Militares Portuguesa no TO do Kosovo, o que efetuou de forma eficiente, reunindo uma equipa coesa, mesclando competência técnico-profissional com vivência nos mais variados TO e cumprindo desta forma, sem sobressaltos, a tarefa de levantamento, aprontamento e projeção da CIM. Já no Kosovo, soube lutar contra as adversidades próprias da localização, conectividade e segurança das instalações do Camp Film City, procurando que a CIM rapidamente alcançasse a Final Operation Capability (FOC).

As qualidades e virtudes militares demonstradas pelo Tenente-coronel Silva Formosinho, nomeadamente no que respeita à liderança, capacidade de comando e de decisão, assim como o estabelecimento de prioridades focadas nos objetivos definidos, por mais complexos que fossem, a par da sua competência técnica e do seu desempenho, permitiram-lhe liderar a atividade da CIM à Força Nacional Destacada (FND), através da identificação, estudo, análise e compreensão das ameaças e riscos existentes neste TO.

Adicionalmente o Tenente-coronel Silva Formosinho soube gerir os recursos à sua disposição e dar as melhores respostas às solicitações despoletadas pelo Centro de Informações e Segurança Militares (CISMIL), assim como interagir com CIMs congéneres, nas áreas de Intelligence, Surveillance e Reconnaissance (ISR) incrementando de forma exponencial o processo de recolha de informação.

Face ao exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente-coronel Silva Formosinho como sendo um excelente Oficial, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas e para Portugal.

26 de maio de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

207900768

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1066269.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda