Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 334/2014, de 25 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente coronel de infantaria António Carlos Pinto Prata

Texto do documento

Louvor 334/2014

Louvo o Tenente-coronel de Infantaria, NIM 00602185, António Carlos Pinto Prata, pela forma altamente meritória como tem desempenhado as funções de Oficial de Operações, de Planos e de Treino, do Estado-Maior do Quartel-General de Operações Especiais (QGOE) e posteriormente as funções de Chefe de Estado-Maior (CEM), ao longo de mais de três anos.

Oficial dotado de elevada competência profissional e de espírito de missão, cumpriu com grande zelo, dedicação e sentido de bem servir todo um conjunto de missões e tarefas na esfera de ação do Estado-Maior e de representação do EMGFA, e em particular do QGOE, a nível interno e externo.

Destas, importa destacar as suas participações na Contingency Planning Assistance Team (CPAT), no Senegal e na República Democrática do Congo, onde desenvolveu um importante trabalho de reconhecimento necessário ao planeamento de potenciais missões de evacuações de cidadãos nacionais.

Como oficial de Operações, Planos e do Treino pugnou por cumprir as suas atribuições com grande espírito de sacrifício e obediência, atento às orientações do comando, devendo-se relevar o seu contributo efetivo na preparação e treino da Componente de Operações Especiais (CompOEsp), tendo em vista Exercícios da série Lusíada e Lusitano.

Merece especial destaque a entrega e espírito de missão, assertividade e abnegação demonstradas durante a Operação Manatim, em especial, no acompanhamento do Comandante do QGOE e do grupo de planeamento inicial, para que as Forças de Operações Especiais (FOEsp) estivessem devidamente prontas para a Operação.

Destaca-se ainda o seu papel ativo no aproveitamento de oportunidades para o treino cruzado como o Joint Combined Exchange Training, no âmbito da cooperação internacional com as FOEsp congéneres, tendo em vista a apreensão de melhores capacidades pelas FOEsp portuguesas.

Na sua ação de apoio aos elementos de Operações Especiais em Forças Nacionais Destacadas (FND), como é o caso no Afeganistão, ou no Mali, foi sempre um elemento importante na supervisão e ligação aos elementos destacados, apoiando-os incondicionalmente para o cabal desempenho de todos nas respetivas missões.

Ao longo de mais de três anos no QGOE, o Tenente-coronel Pinto Prata foi frequentemente chamado a desempenhar as funções de comando interinamente ou por substituição e, nesses períodos, sempre pautou a sua conduta pela ponderação e bom senso, qualidades que se refletiram no seu bom desempenho.

Face ao exposto, considera-se ser de elementar justiça que pelas excecionais qualidades e virtudes militares que possui, e pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício, obediência e competência profissional, o Tenente-coronel Pinto Prata, é digno de que os serviços por si prestados, sejam considerados relevantes e de elevado mérito, tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento das missões do QGOE e das Forças Armadas.

26 de maio de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

207900987

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1066268.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda