Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 333/2014, de 25 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-tenente Artur José Lucas da Silva

Texto do documento

Louvor 333/2014

Louvo o Capitão-tenente, NII 23093, Artur José Lucas da Silva, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Staff Above Water Warfare Officer (SAWWO), da Standing Naval Maritime Group One (SNMG1), de 21 de janeiro de 2013 a 24 de janeiro de 2014.

Durante esta comissão de embarque do Capitão-tenente Lucas da Silva, a SNMG1 cumpriu um muito intenso e exigente, período de atividade operacional, o qual incluiu a participação nas duas operações marítimas reais da NATO sob o comando e controlo do Headquarter Allied Maritime Command (MARCOM), a Operação Active Endeavour (OEA) dedicada ao contra terrorismo no Mar Mediterrâneo e a Operação Ocean Shield (OOS) focalizada no combate à pirataria no Golfo de Áden e na Bacia da Somália.

O Capitão-tenente Lucas da Silva face à sua longa experiência de mar e à sua participação em anteriores operações reais demonstrou ser uma excecional mais-valia no Estado-Maior da SNMG1, quer nas tarefas de planeamento, quer na execução de todas as atividades operacionais associadas à sua função. Oficial meticuloso, organizado e convicto das suas responsabilidades proporcionou de forma constante e avalizada uma excelente assessoria ao processo de decisão do Comandante da SNMG1, não só na sua tarefa de ação como SAWWO mas também com grande incidência em todas as áreas operacionais relacionadas com as operações de segurança marítima da NATO.

Foram inúmeros os projetos e as atividades que o Capitão-tenente Lucas da Silva liderou com resultados dignos de realce, entre os quais são de evidenciar o processo de integração da Fragata Ucraniana Hetman Sagadayshi na OOS, tendo criado para o efeito um procedimento que face ao seu sucesso foi adotado como padrão para futuras integrações de navios não-NATO nesta operação. De outros procedimentos que foram profundamente por si revistos salienta-se o "guia de Procedimentos do Oficial de Quarto ao Estado-Maior" e o de "Emprego Tático de Aeronaves de Patrulha Marítima na OOS". De igual forma liderou o processo de planeamento do exercício Dynamic Guard, conduzido na Costa da Noruega, com o objetivo de treinar a condução de operações de combate ao terrorismo em águas litorais.

Neste ano de comissão o Capitão-tenente Lucas da Silva navegou mais de 6000 horas, nas quais se realçam as três operações focalizadas no combate ao terrorismo no Mar Mediterrâneo, no âmbito da OAE, a participação nos exercícios Dynamic Guard e Joint Warrior 131 e seis meses de diversa atividade operacional relativa ao combate à pirataria no Oceano Índico no âmbito da OOS.

Face ao exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão-tenente Lucas da Silva como sendo um excelente Oficial, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas e para Portugal.

26 de maio de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

207900946

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1066267.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda