O órgão legal e estatutariamente competente da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa manda publicar o edital que regulamenta as vagas, critérios de seriação, procedimentos e prazos para a candidatura ao ano letivo 2014/2015, do Curso de Mestrado em Cardiopneumologia.
22 de maio de 2014. - O Presidente do Conselho de Direção, Luís Aires Botelho Moniz de Sousa.
Mestrado em Cardiopneumologia
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP) e Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Nova de Lisboa (UNL)
(publicado no Diário da República, Anúncio 13249/2012 de 13 de julho)
1 - Encontra-se aberto concurso para 30 vagas, a decorrer a 1.ª fase de 9 de junho a 31 de julho e a 2.ª fase, caso as vagas não fiquem totalmente preenchidas na 1.ª fase, de 13 de agosto a 26 de setembro de 2014, inclusive, para admissão ao Curso de Mestrado em Cardiopneumologia, a ter início em 30 de outubro de 2014.
2 - As 30 vagas distribuem-se pelas diferentes áreas de especialização da seguinte forma:
a) Eletrocardiologia, Eletrofisiologia e Pacing - 6 vagas, das quais máximo de 4 para Estágio e as restantes para Trabalho de Projeto.
b) Cardiologia Invasiva - 5 vagas, das quais máximo de 4 para Estágio e as restantes para Trabalho de Projeto.
c) Perfusão Cardiovascular - 2 vagas, das quais máximo de 1 para Estágio e as restantes para Trabalho de Projeto.
d) Ultrassonografia Cardiovascular - 5 vagas, das quais máximo de 3 para Estágio e as restantes para Trabalho de Projeto.
e) Estudos do Sono - 3 vagas, das quais máximo de 2 para Estágio e as restantes para Trabalho de Projeto.
f) Fisiologia e Estudos da Função Respiratória - 6 vagas, das quais máximo de 4 para Estágio e as restantes para Trabalho de Projeto.
g) Post Market Surveillance - 3 vagas, das quais máximo de 2 para Estágio e as restantes para Trabalho de Projeto.
3 - Podem candidatar-se ao Mestrado:
a) Titulares do grau de licenciado em Cardiopneumologia ou equivalente legal;
b) Cidadãos estrangeiros que reúnam as condições previstas na alínea a), desde que tenham obtido equivalência ao grau de licenciado ou reconhecimento de grau de licenciado para efeitos de prosseguimento de estudos;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos em Cardiopneumologia, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um estado aderente a este processo;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos, pelos órgãos legal e estatutariamente competentes da ESSCVP e FCM.
4 - A candidatura deve ser formalizada através de preenchimento de ficha própria, disponível nos Serviços Académicos ou no site da ESSCVP.
5 - A candidatura terá de ser obrigatoriamente acompanhada dos seguintes documentos:
a) Certificado de habilitações do curso de licenciatura, ou equivalente legal, indicando a respetiva classificação final;
b) Certidão comprovativa do tempo de serviço e experiência profissional (se aplicável);
c) Currículo académico, científico e profissional onde constem os elementos solicitados na ficha de candidatura;
d) Carta de motivação.
Nota. - Eventualmente o júri poderá solicitar outros documentos que considere indispensáveis à apreciação de algum processo, bem como uma entrevista ao candidato.
6 - Os documentos de candidatura devem ser entregues contra recibo nos Serviços Académicos da ESSCVP ou enviados pelo correio com aviso de receção, acompanhados da respetiva forma de pagamento, dentro dos prazos estipulados no Anexo II deste edital para:
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.
Avenida de Ceuta, Edifício Urbiceuta, n.º 1 - Piso 6.
1300-125 Lisboa.
Nota. - o candidato terá de proceder à apresentação dos respetivos originais, para autenticação pelos serviços da escola, até à data de formalização da matrícula e inscrição.
7 - Serão liminarmente rejeitadas as candidaturas que não satisfaçam os requisitos exigidos no presente Edital.
8 - A análise e seriação das candidaturas assim como a distribuição dos candidatos pelas diferentes áreas de especialização, estágio ou trabalho de projetoterão por base as regras e critérios de seriação aprovados pela Direção do Curso, constantes do Anexo I deste Edital e que dele faz parte integrante.
9 - Serão atribuídas 20 % das vagas (6) a candidatos licenciados pela ESSCVP. Serão ainda atribuídas 4 vagas a Docentes da ESSCVP e Cardiopneumologistas de instituições que colaboram com esta Escola (Centros Hospitalares de Lisboa Central, Norte e Ocidental, Hospital de Fernando da Fonseca, Hospital Beatriz Ângelo, Hospital das Forças Armadas, Hospital de Garcia de Orta, Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, Clicárdia, NeuroClin, SorinCardio, St Jude Medical, Boston Scientific e Clínica de Santo António).
10 - Se não forem preenchidas as vagas atribuídas de acordo com o ponto 9, estas serão afetadas ao contingente geral.
11 - O presente curso de Mestrado poderá não entrar em funcionamento, caso não haja um número mínimo de 15 estudantes matriculados.
12 - Quando, na sequência do provimento de uma reclamação, um candidato não colocado venha a ficar situado na lista ordenada dos candidatos selecionados em posição de colocado, tem direito à colocação, mesmo que para tal seja necessário criar vaga adicional.
13 - Conforme o Planeamento Anual, as horas de contacto terão lugar às 5.as e 6.as feiras das 17h às 22h e aos sábados das 9h às 13h, com exceção das UC de Desenvolvimento de Competências e Estágio, que dependerão do horário de funcionamento das unidades de acolhimento.
14 - Os candidatos deverão indicar na ficha de candidatura:
a) Três áreas de especialização do curso de mestrado, por ordem de preferência;
b) Unidade curricular optativa que desejam frequentar no 1.º semestre (no caso de escolha da área de especialização em Post Market Surveillance);
c) Se pretendem realizar Estágio ou Trabalho de Projeto no 3.º semestre.
15 - Para a unidade curricular optativa de 1.º semestre na área de especialização em Post Market Surveillance vir a funcionar, dos estudantes matriculados terá de haver um mínimo de 1/3 a pretender frequentá-la. Caso contrário, os alunos que tenham escolhido essa unidade curricular terão de inscrever-se na outra opção.
16 - A conclusão do curso de Mestrado a que se refere o presente edital concede o grau de mestre em Cardiopneumologia, nas áreas de especialização em Eletrocardiologia, Eletrofisiologia e Pacing, Cardiologia Invasiva, Perfusão Cardiovascular, Ultrassonografia Cardiovascular, Estudos do Sono, Fisiologia e Estudos da Função Respiratória e em Post Market Surveillance.
17 - A conclusão do Mestrado em Cardiopneumologia não habilita, por si mesma, para o exercício de qualquer uma das profissões regulamentadas referidas no Decreto-Lei 564/2009, de 21 de dezembro.
Mestrado em Cardiopneumologia
Anúncio 13249/2012 de 13 de julho
Critérios de seriação dos candidatos
(anexo I do Edital de 21 de maio de 2014)
(ver documento original)
Critérios de desempate:
Após a aplicação dos parâmetros de seriação enunciados, se se verificar uma situação de empate, será realizada uma entrevista.
Mestrado em Cardiopneumologia
Anúncio 13249/2012 de 13 de julho
(anexo II do Edital de 21 de maio de 2014)
Informam-se todos os candidatos de que os prazos de candidatura, seleção e seriação, reclamações, matrícula e inscrição, relativamente ao Mestrado acima citado, a iniciar nesta Escola Superior de Saúde no ano letivo de 2014/2015, são os que constam do seguinte quadro:
(ver documento original)
207844732