Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 98/99, de 31 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Institui, no âmbito do Ministério da Educação, o Concurso Internacional de Música Vianna da Motta, a realizar trienalmente.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 98/99
Na história da música portuguesa Vianna da Motta revelou-se uma figura ímpar, não só como insigne pianista mas também, enquanto intelectual, compositor, musicógrafo e emérito pedagogo.

Concluindo ainda muito jovem o curso de piano, a generosidade da Casa Real permitiu-lhe a ida para Berlim onde residiu largos anos, vindo a marcar presença de relevo no grupo de grandes pianistas ao tempo radicado no centro da Europa, entre os quais se contavam Ferruci Busoni, Rachmaninoff, Schnabel e Hoffmann.

Último discípulo de Franz Liszt e lídimo cultor da escola germânica, ficou conhecido em toda a Europa como um dos maiores pianistas do seu tempo, designadamente como intérprete da música de Beethoven.

Como compositor aliou às raízes do romantismo germânico a procura de uma estética que o aproximou dos trabalhos de Grieg ou da Escola Russa. A sua obra prima, a sinfonia A Pátria, de grande riqueza orquestral e temática, foi escrita em 1895.

No domínio da pedagogia, Vianna da Motta, que foi professor do Conservatório de Genève entre 1914 e 1917, iniciou com Luís de Freitas Branco, após o seu regresso a Portugal, um projecto de reforma do ensino musical, centrado na «cultura do músico», cuja concretização as vicissitudes políticas e a inércia de sectores rotineiros da academia musical não permitiram.

Ocupou o cargo de director da secção de música do Conservatório Nacional até 1938, procurando dar a este estabelecimento escolar a feição de uma verdadeira escola nacional de música com especiais preocupações pedagógicas e artísticas.

Reconhecido, inclusive oficialmente, como grande pianista, Vianna da Motta não deixou de ser, todavia, nos seus múltiplos talentos e no enorme rigor com que encarava a arte musical, um incompreendido. Como escreveu Fernando Lopes Graça: «Era um artista grande de mais para o nosso pequeno meio [...]»

Finalmente, em 1957, o pianista Sequeira Costa, antigo aluno do mestre Vianna da Motta, promoveu o Concurso Internacional de Música Vianna da Motta, visando transmitir junto das novas gerações de músicos a herança artística do grande pianista.

Até aos nossos dias as 12 edições do concurso, sempre realizadas com júris internacionais integrando nomes ilustres da música contemporânea, tais como Nadia Boulanger, Aldo Ciccolini, Jacques Février, Vladimir Krainev e Benedetti Michelangeli constituiram, indubitavelmente, acontecimentos marcantes na cultura musical portuguesa.

O 13.º Concurso terá lugar, no corrente ano, no território de Macau.
Constituindo a realização do Concurso Internacional de Música Vianna da Motta um lugar privilegiado de encontro e intercâmbio artístico é de interesse do Estado a sua perpetuação.

Ouvida para este efeito, a Fundação Calouste Gulbenkian mostrou a sua abertura para a celebração de um acordo com o Ministério da Educação para a concretização deste objectivo em termos a estabelecer.

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolveu:

1 - Instituir, no âmbito do Ministério da Educação, o Concurso Internacional de Música Vianna da Motta, a realizar trienalmente, a partir de 2001.

2 - São galardoados, em correspondência com o mérito revelado, os seis candidatos finalistas.

3 - O montante dos prémios é fixado, no ano da realização do concurso, por despacho do Ministro da Educação.

4 - O prémio é atribuído por um júri, presidido e seleccionado pelo maestro Sequeira Costa.

5 - O Ministro da Educação é mandatado para acordar com a Fundação Calouste Gulbenkian, através de protocolo, os termos em que se processa a participação desta última na organização do Concurso, nomeadamente em relação aos aspectos logísticos.

6 - As regras respeitantes à inscrição, provas e prémios do concurso constam de regulamento a aprovar pelo Ministro da Educação.

7 - As verbas necessárias para satisfazer os encargos relativos ao concurso serão inscritas no orçamento do Ministério da Educação para o ano de 2000 e subsequentes.

Presidência do Conselho de Ministros, 12 de Agosto de 1999. - O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/105317.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda