Louvo o Tenente-coronel de Cavalaria, NIM 03240582, José Túlio Marques da Silva, pela forma extraordinariamente competente e empenhada como desempenhou, desde 7 de março de 2011 a 7 de fevereiro de 2014, as funções que lhe foram atribuídas na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN).
Durante a sua comissão de serviço, revelou excecionais aptidões na área do planeamento, coordenação e avaliação da execução da política de cooperação técnico-militar (CTM) com os países de língua portuguesa, mercê das suas notáveis capacidades intelectuais, técnicas e de liderança, aliadas ao seu permanente espírito de bem servir.
Ao longo dos três anos em que desempenhou funções nos serviços da CTM, o Tenente-coronel Marques da Silva geriu com excecional competência e dedicação os projetos inscritos nos Programas-Quadro da CTM Luso-Angolana, Luso-Moçambicana e Luso-Timorense. Metódico, sereno e possuidor de rara capacidade organizativa, a sua ação contribuiu decisivamente para o sucesso da implementação de uma nova metodologia e modelo organizacional para a condução da política de cooperação bilateral com os PALOP e Timor-Leste no domínio da Defesa.
Relevam-se, ainda, as suas qualidades humanas e a perseverança da ação enquanto responsável direto pelo apoio aos assessores militares adstritos aos projetos de CTM pelos quais era responsável, denotando uma preocupação constante pela sua segurança, bem-estar e melhoria das condições de apoio logístico disponibilizados pelos Núcleos de Apoio Técnico ao serviço da CTM.
Detentor de sólidos conhecimentos técnicos, extremamente rigoroso no trabalho que desenvolveu, contribuiu com a sua ação esclarecida para o cumprimento da missão desta DGPDN, designadamente no âmbito do aprofundamento das relações de cooperação bilateral com Angola, Moçambique e Timor-Leste.
Pelo exposto e pela sua elevada competência técnico-profissional, lealdade, honestidade intelectual e pelo seu permanente e esclarecido apoio ao Diretor dos Serviços de Cooperação Técnico-Militar e às demais unidades orgânicas da DGPDN, merece o Tenente-coronel Marques da Silva a estima e o respeito de todos quantos ao seu lado tiveram o privilégio de servir.
É, pois, muito grato ao Ministro da Defesa Nacional dar público louvor dos serviços prestados à Defesa Nacional e à CTM bilateral com os países de língua portuguesa pelo Tenente-coronel Marques da Silva, dos quais resultou prestígio, honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal, devendo tais serviços ser considerados extraordinários, relevantes e distintos.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 13.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, de grau prata, ao Tenente-coronel de Cavalaria José Túlio Marques da Silva.
18 de fevereiro de 2014. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.
207640336