Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 75/99, de 19 de Julho

Partilhar:

Sumário

Aprova, para o corrente ano, a atribuição de uma indemnização compensatória à LUSA - Agência de Noticías de Portugal, S.A., no montante de 1 898 984 contos, considerando a natureza de serviço público da sua actividade e os termos do contrato associado às condições da sua prestação.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 75/99
O Orçamento do Estado para 1999, aprovado pela Lei 87-B/98, de 31 de Dezembro, contempla uma dotação para subsídios e indemnizações compensatórias a repartir pelas empresas que prestam serviços públicos.

O artigo 24.º do Decreto-Lei 161/99, de 12 de Maio, determina que a atribuição de indemnizações compensatórias às empresas que prestem serviço público se efectue mediante resolução do Conselho de Ministros.

O Estado celebrou com a LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S. A., em 30 de Julho de 1998, um contrato nos termos do qual foi atribuída a esta sociedade a prestação de um serviço noticioso e informativo de interesse público, obrigando-se o Estado a atribuir uma indemnização compensatória anual, fixada com base num montante definido por uma comissão cuja composição é definida no próprio contrato e integra, para além de representantes dos accionistas Estado e Notícias de Portugal, um representante da Inspecção-Geral de Finanças e outro de uma empresa de auditoria independente e de reconhecida competência.

Relativamente ao exercício de 1999, e tendo em consideração o orçamento apresentado pela LUSA e os critérios de imputação de custos definidos pela comissão, considerou esta que o valor da indemnização compensatória a atribuir pelo Estado em 1999 poderá ascender a 1898984 contos.

Deste modo, e sem prejuízo de uma resolução posterior, que deverá proceder à repartição da restante verba orçamentada por outras empresas que prestem serviço público e relativamente às quais se justifique a atribuição de uma indemnização compensatória, torna-se necessário proceder à fixação do montante a atribuir à LUSA em 1999, nos termos previstos no contrato celebrado entre o Estado e esta sociedade e de acordo com o disposto no artigo 24.º do Decreto-Lei 161/99, de 12 de Maio.

Assim, nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolveu:

1 - Aprovar, para o corrente ano, a atribuição de uma indemnização compensatória à LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S. A., no montante de 1898984 contos, considerando a natureza de serviço público da sua actividade e os termos do contrato associado às condições da sua prestação.

2 - A disponibilização da verba referida no número anterior deverá ser efectuada por duodécimos, nos termos previstos no respectivo contrato.

Presidência do Conselho de Ministros, 1 de Julho de 1999. - O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/104220.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda