A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 75/99, de 19 de Julho

Partilhar:

Sumário

Aprova, para o corrente ano, a atribuição de uma indemnização compensatória à LUSA - Agência de Noticías de Portugal, S.A., no montante de 1 898 984 contos, considerando a natureza de serviço público da sua actividade e os termos do contrato associado às condições da sua prestação.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 75/99
O Orçamento do Estado para 1999, aprovado pela Lei 87-B/98, de 31 de Dezembro, contempla uma dotação para subsídios e indemnizações compensatórias a repartir pelas empresas que prestam serviços públicos.

O artigo 24.º do Decreto-Lei 161/99, de 12 de Maio, determina que a atribuição de indemnizações compensatórias às empresas que prestem serviço público se efectue mediante resolução do Conselho de Ministros.

O Estado celebrou com a LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S. A., em 30 de Julho de 1998, um contrato nos termos do qual foi atribuída a esta sociedade a prestação de um serviço noticioso e informativo de interesse público, obrigando-se o Estado a atribuir uma indemnização compensatória anual, fixada com base num montante definido por uma comissão cuja composição é definida no próprio contrato e integra, para além de representantes dos accionistas Estado e Notícias de Portugal, um representante da Inspecção-Geral de Finanças e outro de uma empresa de auditoria independente e de reconhecida competência.

Relativamente ao exercício de 1999, e tendo em consideração o orçamento apresentado pela LUSA e os critérios de imputação de custos definidos pela comissão, considerou esta que o valor da indemnização compensatória a atribuir pelo Estado em 1999 poderá ascender a 1898984 contos.

Deste modo, e sem prejuízo de uma resolução posterior, que deverá proceder à repartição da restante verba orçamentada por outras empresas que prestem serviço público e relativamente às quais se justifique a atribuição de uma indemnização compensatória, torna-se necessário proceder à fixação do montante a atribuir à LUSA em 1999, nos termos previstos no contrato celebrado entre o Estado e esta sociedade e de acordo com o disposto no artigo 24.º do Decreto-Lei 161/99, de 12 de Maio.

Assim, nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolveu:

1 - Aprovar, para o corrente ano, a atribuição de uma indemnização compensatória à LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S. A., no montante de 1898984 contos, considerando a natureza de serviço público da sua actividade e os termos do contrato associado às condições da sua prestação.

2 - A disponibilização da verba referida no número anterior deverá ser efectuada por duodécimos, nos termos previstos no respectivo contrato.

Presidência do Conselho de Ministros, 1 de Julho de 1999. - O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/104220.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda