Louvo os militares da Marinha que, a bordo do NRP Tridente, integrando a Força Naval de Reação Imediata da NATO (SNMG2), no âmbito da Operação ACTIVE ENDEAVOUR, cumpriram de forma exemplar a missão que lhes foi atribuída, na monitorização e vigilância do ambiente marítimo no Mar Mediterrâneo, contribuindo para os esforços internacionais na prevenção e combate ao terrorismo e na proliferação de tráfico de armas e atividades ilícitas.
Durante esta missão, o submarino Tridente demonstrou elevados padrões de desempenho operacional, que muito contribuíram para os resultados atingidos, conforme foi oportunamente reconhecido pelo Comandante do NATO Submarine Command (COMSUBNATO) e pelo Comandante do NATO Allied Maritime Command (MARCOM).
Com uma elevada taxa de navegação, uma postura discreta, flexível e determinada, o submarino, integrando o SNMG2, no Mediterrâneo Ocidental, desenvolveu ações de monitorização, de reconhecimento e de recolha de informações do ambiente marítimo, tendo em vista a prevenção e o combate ao terrorismo naquela zona do globo, no âmbito do artigo 5.º da NATO.
A excelência dos resultados alcançados, que em muito prestigiam Portugal, só foi possível graças às notáveis qualidades profissionais e pessoais evidenciadas pela guarnição do NRP Tridente, que, não obstante as dificuldades inerentes à missão, conseguiu evidenciar todas as capacidades desta classe de submarinos junto das entidades internacionais. Neste âmbito foram detetados, identificados, seguidos e obtida informações relativas a inúmeros navios não NATO e navios mercantes classificados como contactos de interesse, ligados a atividades ilícitas.
Pelas razões acima expressas, pelo excelente contributo prestado à missão da NATO na luta contra o terrorismo transnacional, é meu dever reconhecer publicamente, o orgulho institucional pela forma como os militares embarcados no NRP Tridente cumpriram esta Missão, no âmbito da Operação ACTIVE ENDEAVOUR, integrados na Força Naval de Reação Imediata da NATO (SNMG2), muito dignificando e prestigiando as Forças Armadas Portuguesas, e elevando o nome de Portugal no plano externo.
15 de novembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
ANEXO
Relação de militares que integraram a Força Naval de Reação Imediata da NATO (SNMG2), no âmbito da Operação ACTIVE ENDEAVOUR, a bordo do NRP Tridente
(ver documento original)
207477649