Tendo cessado funções, por aposentação a seu pedido, é-me particularmente grato prestar público louvor à Dra. Angelina Tibúrcio da Silva, Subdiretora-Geral para a Área do Património da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), pelo seu elevado desempenho e profissionalismo com que sempre contribuiu para o desenvolvimento desta instituição, outrora Direção-Geral dos Impostos, ao serviço da qual esteve desde 1977. O seu percurso profissional contou com mais de vinte e seis anos de exercício em cargos dirigentes em áreas tão distintas como a Inspeção Tributária, o Imposto sobre o Valor Acrescentado e os Impostos sobre o Património, tendo exercido o cargo de Subdiretora-Geral nestas duas últimas áreas por mais de uma dezena de anos. O seu desempenho profissional contribuiu decisivamente para o sucesso na concretização de ambas as reformas tributárias, a do IVA e a do Património, inclusive enquanto formadora ativa da instituição. Exerceu ainda, de forma exemplar, as funções de delegada de Portugal em diversos grupos de trabalho internacionais, nomeadamente, na União Europeia e na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), tendo ainda prestigiado a instituição enquanto correspondente, desde 2004, da então DGCI no CIAT - Centro Interamericano da Administração Tributárias.
Dotada de forte tenacidade e apurado sentido crítico e de análise, alicerçada em excelente competência técnica e sólidos conhecimentos dos sistemas tributários, marcou a instituição pela forma com que notavelmente desempenhou as funções e ultrapassou sempre os desafios propostos, com elevado sentido do dever, de responsabilidade, de lealdade, de isenção e de empenho na causa pública.
É, pois, pelas excecionais qualidades profissionais e humanas e denotado mérito, que me apraz prestar à Dra. Angelina Tibúrcio da Silva este público louvor.
23 de dezembro de 2013. - O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo de Faria Lince Núncio.
207502174