A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9896/2025, de 20 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Designação, em regime de substituição, da licenciada Vera Lúcia Bernardo Dias da Silva para exercer o cargo de chefe de divisão da Divisão de Gestão de Pessoas e Competências da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP.

Texto do documento

Despacho 9896/2025

O Decreto Lei 36/2012, de 15 de fevereiro, definiu a natureza, a missão, as atribuições e o modelo organizacional da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P., abreviadamente designada por ANQEP, I. P.

No sentido de reforçar a capacidade de gestão e organizativa da ANQEP, I. P., permitindo, de forma mais adequada, a prossecução das suas novas atribuições, foi publicada a Portaria 142/2024/1, de 5 abril, que procede à primeira alteração aos Estatutos da ANQEP, I. P., aprovados em anexo à Portaria 168/2019, de 30 de maio, sendo fixada no âmbito da organização interna da ANQEP, I. P., a estrutura nuclear e respetivas competências.

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 1.º dos referidos Estatutos da ANQEP, I. P., compete ao Conselho Diretivo da ANQEP, I. P., a criação, modificação ou extinção de unidades flexíveis, integradas ou não em unidades orgânicas nucleares, assim como a definição das correspondentes competências.

Considerando que a gestão de recursos humanos integra uma das unidades orgânicas flexíveis e que o cargo de chefe de divisão da Divisão de Gestão de Pessoas e Competências da ANQEP, I. P. se encontrará vago a partir de 1 de setembro de 2025, por cessação da comissão de serviço da dirigente, a pedido da própria;

Considerando que a Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua atual redação, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, prevê no seu artigo 20.º que o recrutamento dos titulares de cargos de direção intermédia, designadamente de 2.º grau, é efetuado de entre trabalhadores em funções públicas contratados ou designados por tempo indeterminado, licenciados, que possuam competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo que reúnam quatro anos de experiência profissional em funções, cargos, carreiras ou categorias para cujo exercício ou provimento seja exigível uma licenciatura;

Considerando que nos termos do n.º 2 do artigo 2.º, conjugado com o n.º 2 do artigo 1.º, todos dos Estatutos da ANQEP, I. P., aprovados em anexo à Portaria 142/2024/1, de 5 de abril, as divisões são dirigidas por chefes de divisão, cargos de direção intermédia de 2.º grau;

Considerando que a licenciada Vera Lúcia Bernardo Dias da Silva tem um currículo relevante e com características adequadas ao exercício do cargo de chefe de divisão da Divisão de Gestão de Pessoas e Competências da ANQEP, I. P.;

Torna-se público que, por deliberação de 28 de julho de 2025 e ao abrigo dos n.os 1 e 2 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, o Conselho Diretivo da ANQEP, I. P., procedeu à designação, em regime de substituição, da licenciada Vera Lúcia Bernardo Dias da Silva, para exercer o cargo de chefe de divisão da Divisão de Gestão de Pessoas e Competências da ANQEP, I. P., com efeitos a 1 de setembro de 2025.

Como parte integrante da referida deliberação consta a nota curricular da designada, a qual, para efeitos do disposto no n.º 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, é publicada em anexo ao presente despacho.

7 de agosto de 2025.-A Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P., Filipa Henriques de Jesus.

ANEXO

Nota Curricular

1-Dados Pessoais:

Nome:

Vera Lúcia Bernardo Dias da Silva.

Data de nascimento:

13 de junho de 1982.

Nacionalidade:

Portuguesa.

2-Habilitações académicas:

Licenciatura em Ciências da Comunicação, UNI, 2006.

Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP), INA, 2010.

PósGraduação em Avaliação e Desenvolvimento Organizacional na Administração Pública, ISCTE, 2011.

Frequência no curso de Mestrado em Administração Pública, ISCTE.

3-Experiência profissional:

Desde maio de 2015 até ao presente, exerceu funções como técnica superior na Divisão de Gestão de Pessoas e Competências da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P.

Entre fevereiro e setembro de 2024, exerceu funções de chefe de divisão, em regime de suplência, na Divisão de Gestão de Pessoas e Competências da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P.

Entre agosto de 2010 e abril de 2015, exerceu funções como técnica superior no Serviço de Planeamento e Gestão dos Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana.

319415533

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6280738.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2012-02-15 - Decreto-Lei 36/2012 - Ministério da Educação e Ciência

    Aprova a orgânica da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P. (ANQEP. I.P.), organismo sob a tutela conjunta dos Ministérios da Economia e do Emprego e da Educação e Ciência, em articulação com o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, dispondo sobre as suas atribuições, órgãos e respectivas competências, e gestão financeira e patrimonial.

  • Tem documento Em vigor 2024-04-05 - Portaria 142/2024/1 - Presidência do Conselho de Ministros, Finanças, Educação e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

    Procede à primeira alteração dos Estatutos da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P., aprovados em anexo à Portaria n.º 168/2019, de 30 de maio.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda