Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Perguntas Frequentes

Dúvidas de utilização:

  1. Estou interessado em consultar os concursos públicos. É possível?
  2. O governo mudou, quero estar informado sobre os nomes dos boys que vão sendo colocados. Como fazer?
  3. Gostaria de ter acesso à lista de entidade emitentes. Como o posso fazer?
  4. Gostaria de ser avisado quando sair legislação sobre um determinado tema. Como proceder?

Dúvidas sobre o site:

  1. Por que motivo se usa o domínio "tretas.org"? Não inspira muita confiança

Dúvidas de utilização:

1. Estou interessado em consultar os concursos públicos. É possível?

Sim, é possível. Os concursos públicos são anunciados nos "anúncios de procedimento". Assim, se procurar por este tipo de documentos vai obter uma listagem dos concursos:

tipo:"anúncio de procedimento"

Pode depois refinar a busca, por exemplo restringindo a uma entidade emitente:

tipo:"anúncio de procedimento" quem:"município de lisboa"

Ou então procurando no texto do anúncio:

tipo:"anúncio de procedimento" legumes

Como esta é uma busca sensível à altura em que é feita, poderá ser conveniente ordenar os resultados das buscas por ordem decrescente de datas, de modo a consultar os concursos mais recentes. Para o efeito basta clicar em "Ordenar por data descendente", no fim da página de resultados.

Notar que há outros tipos de documentos relacionados com os concursos públicos, é muito comum temos "Aviso de prorrogação de prazo", "Declaração de retificação de anúncio", " ou "Anúncio de concurso urgente". Todos estes tipos de documento devem ser explorados para se ter uma visão completa dos novos concursos públicos.


2. O governo mudou, quero estar informado sobre os nomes dos boys que vão sendo colocados. Como fazer?

As nomeações podem ser feitas de várias formas, pelo que não há uma solução geral. Por exemplo, a seguinte busca, ordenada por ordem descendente de data, dá resultados interessantes:

nomeia tipo:despacho

Estamos a procurar por documentos do tipo "despacho" que contenham a palavra "nomeia" ou variações desta. A palavra "designa" também funciona.


3. Gostaria de ter acesso à lista de entidade emitentes. Como o posso fazer?

Não disponibilizamos essa informação. Por vários motivos, a nomenclatura das várias entidades emitentes vai mudando ao longo do tempo (no dre.pt de onde extraímos a informação).

Por exemplo, em 2015 tínhamos "Ministério da Agricultura e do Mar". Agora, para além de termos dois ministérios, "Ministério do Mar" e "Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento", o nome das entidades emitentes deixou de ter a palavra "ministério", podemos encontrar, simplesmente, como entidade emitente a palavra "Mar".

Outro exemplo são os municípios, actualmente (Outubro de 2016) são designados na forma "Município de Lisboa", anteriormente eram designados na forma "Câmara Municipal de Lisboa".

Há outros problemas adicionais, muitas vezes há múltiplas entidades emitentes. No entanto não há uma forma de os designar que seja fácil de destrinçar de forma automática, por exemplo, o seguinte é uma entidade presente no DR: "Ministérios dos Negócios Estrangeiros e das Finanças, Gabinete do Ministro da Coordenação Cultural e Ministérios da Cultura e da Ciência e da Educação".

Apesar do anterior, se necessita mesmo de uma lista destas entidades, para um dado período ou para todos os documentos, pode obter essa lista a partir do dump da base de dados que disponibilizamos.

Se não conseguir extrair esta informação da base de dados, escreva-nos uma linha para webmaster@tretas.org.


4. Gostaria de ser avisado quando sair legislação sobre um determinado tema. Como proceder?

Não temos um sistema de envio de notificações via mail. Não porque seja difícil de fazer, em termos técnicos, mas por que isso exigiria a capacidade, da nossa parte, de enviar grandes quantidades de mail. Isso custa dinheiro e isto é um hobby.

Em alternativa ao anterior, disponibilizamos feeds RSS construídos a partir da busca que fez. Assim, se deseja procurar por concursos públicos para compra de batatas, em primeiro lugar construiria uma busca do género:

tipo:"anúncio de procedimento" batata

No final de cada página de resultados, tem uma ligação chamada "Obter esta busca como RSS". Se copiar esta ligação para um leitor de feeds RSS sempre que saírem novos documentos que obedeçam a esta busca será notificado.


Dúvidas sobre o site:

1. Por que motivo se usa o domínio "tretas.org"? Não inspira muita confiança.

No site tretas.org reúnem-se histórias sobre acontecimentos da política portuguesa. Dai o nome tretas.org, que descreve de forma muito apta o panorama político nacional.

Neste site é necessário muitas vezes citar leis e outro tipo de documentos que são publicados no Diário da República. Na altura, em Agosto de 2012, não encontrei nenhum site que me permitisse lincar para os documentos do DR. O site oficial dessa altura usava estratagemas que impediam lincar os seus próprios documentos!

Assim, por forma a suprir esta necessidade, construiu-se o scraper necessário para obter os documentos do DRE e garantir desta forma que tínhamos um endereço estável para lincar os documentos necessários.

Como já tinha o domínio "tretas.org" foi natural criar o subdomínio "dre.tretas.org" - rápido e sem custos! Entretanto o número de visitas aumentou de forma muito rápida, tornando desaconselhável a mudança de URL.

Há ainda um motivo adicional, este hobby tem custos. Um novo domínio é um custo adicional. Estas coisas vão somando.

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda