Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 497/2024/2, de 26 de Abril

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha Naval de Vasco da Gama ao Dr. Diogo Feijóo Leão Campos Rodrigues.

Texto do documento

Portaria 497/2024/2



O Dr. Diogo Feijóo Leão Campos Rodrigues, historiador por formação académica, colecionador e bibliófilo, tem vindo a colaborar com as Forças Armadas em geral, e com a Marinha Portuguesa, em particular, de forma voluntária e profundamente apaixonada.

É justo realçar que, corolário da sua curiosidade e interesse pela História de Portugal e pela Marinha, desenvolveu um sólido e reconhecido conhecimento académico e prático sobre espadas e sabres associados à Marinha. O público reconhecimento pelo trabalho desenvolvido levaram-no a múltiplas colaborações, onde se destaca, mais recentemente, uma colaboração singular, no que refere a espadas e sabres, nos estudos preparatórios e no desenvolvimento para implementação no catálogo do Museu do Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda.

O Dr. Diogo Leão foi ainda convidado, em 2022, pelo Comandante da Escola Naval para integrar e participar ativamente na comissão criada para o projeto da espada da Marinha portuguesa, que contemplou estudos conducentes à proposta de alteração da simbologia patente nas espadas dos Oficiais da Marinha, e do qual resultou aprovação e consequente despacho do Almirante CEMA n.º 23/23, de 24 de março.

É de enaltecer ainda que muitos dos trabalhos já publicados pelo Dr. Diogo Leão contemplam recorrentemente a sua grande ligação à Marinha, de que se realça a obra recentemente publicado pela Marinha “O Trunfo é Espadas. Uma história das Espadas Regulamentares para Oficiais Navais e das Espadas de Honra da Armada Portuguesa através da Coleção do Museu de Marinha” e cuja investigação e autoria foi feita de forma gratuita e pro bono. Publicou, ainda, na Revista Militar “O relato dos enfermeiros do Hospital de Marinha: fonte inédita para o estudo da adesão e ação dos militares da Armada na revolução republicana de 5 de outubro de 1910”. Considero importante também destacar a sua participação na série de “webinar” “Navegar com o Museu de Marinha”, onde abordou o tema “A Coleção de espadas e sabres do Museu de Marinha”.

A generosidade do Dr. Diogo Leão para com a Marinha é também digna de realce. Em 2023, fez a doação à Biblioteca Central de Marinha de um manuscrito inédito, um dicionário de Marinha especialmente aplicado à realidade portuguesa e nunca publicado, respeitante ao 6° Conde de S. Vicente, Almirante Manuel Carlos da Cunha.

Ainda em 2023, entregou duas peças históricas que muito enriqueceram o espólio do Museu de Marinha: uma espada oficial da Marinha, contemporânea, segundo o modelo não regulamentar britânico da “Five Balls Sword”, do período de serviço naval do Almirante 7.º Marquês de Nisa, datada de cerca de 1800, e um espadim de “grande aparato” para oficial da Marinha que, segundo o plano de uniformes de 1835, estava estipulado o seu uso para oficiais-generais da Armada, em grande uniforme.

A par da vasta cultura, conhecimento histórico, cortesia invulgar, dedicação e paixão pela investigação, preservação e divulgação da cultura naval e marinheira, em particular das espadas e sabres da Marinha, representa um singular e exclusivo contributo para o conhecimento académico, mas também para o público em geral, da rica, longa, prestigiada e distinta História da Marinha portuguesa.

Pelo exposto, é de elementar justiça enaltecer as elevadas qualidades humanas, e a forma excecional como o Dr. Diogo Feijóo Leão Campos Rodrigues tem contribuído para a causa pública, através da divulgação da história e do património cultural da Marinha, considerando que os seus relevantes serviços contribuíram, expressivamente, para o prestígio e relevo da Marinha Portuguesa.

Considerando os méritos do seu contributo para o reforço do prestígio da Marinha e da Autoridade Marítima, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, por inerência Autoridade Marítima Nacional, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 49052, de 11 de junho de 1969, determina o seguinte:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de “Vasco da Gama” ao Dr. Diogo Feijóo Leão Campos Rodrigues.

20-02-2024. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, Almirante.

317574217

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5728642.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda