Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 435/2024/2, de 28 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva e concede a Medalha da Defesa Nacional, 3.ª classe, à Capitão de Engenharia Aeronáutica Marta Sofia Neves Freitas dos Santos.

Texto do documento

Portaria 435/2024/2



Louvo, por proposta do diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, a 137736-B, Capitão de Engenheira Aeronáutica, Marta Sofia Neves Freitas dos Santos, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas, ao longo dos últimos três anos, nas funções que lhe foram confiadas, de perita para a área do Espaço, na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN).

Militar detentora de uma sólida formação técnico-profissional, a Capitão Marta Santos demonstrou extraordinário empenho e dedicação invulgar na supervisão e avaliação da execução de atividades e iniciativas no domínio espacial, contribuindo tanto para a vertente de investigação, desenvolvimento e inovação (ID&I) como para o desenvolvimento de capacidades nesse domínio.

Com elevado espírito de missão e integridade moral, demonstrando sempre proatividade, contribuiu para a preparação e condução de projetos colaborativos nacionais e internacionais de ID&I, em articulação com entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e da Base Tecnológica e Industrial de Defesa.

Destaca-se a participação ativa no Comité de Monitorização do Programa Espacial da Defesa, na articulação e preparação de pareceres sobre as posições nacionais, com vista à implementação e execução da Estratégia da Defesa Nacional para o Espaço, assim como na articulação institucional com a Agência Espacial Portuguesa.

No âmbito internacional, a Capitão Marta Santos contribuiu de forma relevante para o projeto "Space Surveillance and Tracking", tendo participado no desenvolvimento e implementação desta importante capacidade, onde soube capitalizar as boas relações institucionais entre os vários parceiros do projeto.

Tem igualmente contribuído, de forma assertiva e construtiva, para o desenvolvimento do programa de trabalhos do Fundo Europeu de Defesa, no domínio espacial, o que muito tem dignificado a posição nacional, assim como para o desenvolvimento da rede de representantes e peritos de I&D nas "Capability Tecnological Areas", da Agência Europeia de Defesa.

Merece ainda relevo o seu empenho na orientação de dissertações de mestrado no domínio espacial, onde tem aplicado os seus valiosos conhecimentos em prol da formação de futuros oficiais do quadro permanente das Forças Armadas.

Atento ao que precede, a par das suas relevantes qualidades pessoais e do seu extraordinário desempenho, considero de toda a justiça dar público testemunho da forma como a Capitão Marta Santos desempenhou as suas funções na DGRDN, pautando a sua ação por um vincado sentido de dever e serviço público, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e no n.º 3 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, na sua atual redação, concedo a Medalha da Defesa Nacional, 3.ª classe, à 137736-B, Capitão Engenheira Aeronáutica, Marta Sofia Neves Freitas dos Santos.

15 de março de 2024. - A Ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Chaves Carreiras.

317490382

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5697164.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda