Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 429/2024/2, de 28 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva e concede a Medalha da Defesa Nacional, de 1.ª classe, ao Coronel de Artilharia 17337287, Luís Filipe Marinho Pereira.

Texto do documento

Portaria 429/2024/2



Louvo, por proposta da diretora-geral do Instituto da Defesa Nacional, o Coronel de Artilharia 17337287, Luís Filipe Marinho Pereira, pela forma muito empenhada, competente e prestigiante como, ao longo dos últimos anos, desempenhou as funções de assessor de estudos no Instituto da Defesa Nacional (IDN) e, mais recentemente, como vem desempenhando as funções de chefe da delegação do IDN no Porto, destacando-se pelos seus extraordinários dotes de carácter e conduta exemplar, para além de uma sólida formação humana e ética.

Possuidor de relevantes qualidades pessoais e profissionais, o Coronel Marinho Pereira tem desempenhado com elevado sentido de responsabilidade e de dever todas as funções que lhe têm sido atribuídas na qualidade de chefe da delegação do IDN no Porto, cultivando em alto grau as virtudes militares, afirmando-se como um muito valioso colaborador da direção do IDN, demonstrando um elevado espírito de lealdade e constituindo-se numa inestimável mais-valia para a prossecução dos objetivos da instituição.

Tendo, ao longo dos últimos anos, sido nomeado coordenador de diversos cursos ministrados no IDN, no âmbito técnico-profissional logrou sempre atingir elevados padrões de qualidade na preparação e na organização dos mesmos, fruto das suas extraordinárias capacidades de trabalho e do seu empenhamento. Destaca-se, neste domínio, a forma como planeou, organizou e acompanhou todas as atividades relacionadas com a exigente participação em diversas palestras em Agrupamentos de Escolas Secundárias, no âmbito das ações de formação do Referencial para a Segurança, a Defesa e a Paz, nos eventos da assinatura dos protocolos-quadro para a sua implementação e ainda como coautor do novo Referencial de 2022, onde colaborou na revisão e introdução de novos temas, tendo conduzido esta atividade com notável eficácia, profissionalismo e um extraordinário desempenho de elevado mérito, prestigiando o Instituto e o Ministério da Defesa Nacional.

O Coronel Luís Marinho Pereira, fruto da experiência adquirida no planeamento, organização e execução de outros cursos, assumiu as funções de subdiretor do Curso de Defesa Nacional (CDN), por inerência do cargo de chefe da delegação do IDN no Porto. O seu contributo tem sido muito relevante para o sucesso do mesmo, nomeadamente pela constante atualização dos seus conteúdos programáticos e pela mobilização e cuidada seleção dos elementos mais qualificados para a frequência do curso.

A sua colaboração no quadro das ações de sensibilização pública para a revisão das Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN), onde foi responsável pela coorganização da conferência "Portugal e o novo contexto geoestratégico internacional", na Universidade do Minho, pautou-se pelo seu empenho e dedicação. Salienta-se igualmente a continuidade e dinamismo que imprimiu às "Conferências do Castelo", envolvendo vários atores do poder local, do tecido empresarial e da academia, tendo conduzido esta atividade com eficácia, elevada competência e com um desempenho de elevado mérito.

Releva-se ainda a sua preocupação em manter relações de cooperação com entidades e instituições locais, da região norte, em prol da atividade de investigação, formação e sensibilização do IDN. Àquela acresce a sua ação na manutenção de estágios de licenciatura com diversas instituições académicas da região norte, denotando o espírito de bem servir.

Pelas suas características pessoais, bem como pela forma leal, profissional e eficaz como vem exercendo as suas funções, é o Coronel Luís Marinho Pereira merecedor de que os serviços por si prestados sejam considerados extraordinários e relevantes, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, e atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha da Defesa Nacional, de 1.ª classe, ao Coronel de Artilharia 17337287, Luís Filipe Marinho Pereira.

8 de março de 2024. - A Ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Chaves Carreiras.

317458809

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5697158.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda