Aviso (extrato) n.º 15024/2025/2
Abertura de procedimento concursal comum para a contratação por tempo indeterminado de um/a técnico/a superiorárea de Biblioteconomia, Arquivo e Documentaçãoárea CNAEF 322), para a Biblioteca Municipal da Divisão de Educação
1-Nos termos do disposto no n.º 2, do artigo 33.º da Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas, aprovada pelo artigo 2.º Lei 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, conjugado com o artigo 9.º do Decreto Lei 209/2009, de 3 de setembro e com a alínea a), do n.º 1, do artigo 11.º da Portaria 233/2022, de 09 de setembro e no uso da competência que me foi subdelegada em matéria de gestão de recursos humanos, por despacho da Presidente da Câmara Municipal, de 22.10.2021, torna-se público que, na sequência da proposta n.º 52878/2024, datada de 16.12.2024, aprovada em reunião de Câmara Municipal, de 09.11.2023, encontra-se aberto, pelo período de 10 dias úteis, a contar da data da publicação do presente aviso no Diário da República, procedimento concursal comum para recrutamento de trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público, para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de 1 posto de trabalho, previsto e não ocupado no Mapa de Pessoal do Município de Vila Verde para 2024.
2-Caracterização do posto de trabalho:
1 posto de trabalho na carreira/categoria Técnico/a Superior (M/F), área funcional de biblioteconomia, arquivo e documentação, para exercer funções na Biblioteca Municipal, da Divisão de Educação, nomeadamente:
Conceber, planear e desenvolver serviços e sistemas de informação;
Estabelecer e aplicar critérios de organização, funcionamento e avaliação de coleções e serviços;
Descrever física e intelectualmente (catalogar, classificar, indexar) documentos e recursos de informação em qualquer suporte, incluindo Livro Antigo, aplicando o formato UNIMARC ou outros formatos MARC para a descrição da informação;
Atribuir metadados a recursos de informação digitalizados ou nadodigitais (formato Dublin Core);
Apoiar e orientar o utilizador dos serviços;
Planificar e implementar ações de promoção da literacia da informação;
Desenvolver ações de comunicação e difusão da informação e dos serviços, designadamente através de canais web;
Gerir coleções e desenvolver atividades para crianças e jovens;
Conceber, planear e desenvolver atividades de integração com a comunidade, animação e mediação cultural;
Gerir, do ponto de vista do utilizador, o sistema integrado de gestão automatizada da biblioteca (software Prisma), o sítio Web/OPAC e aplicações de redes sociais; e Aplicar técnicas de preservação e restauro.
3-Habilitação literária exigida:
Licenciatura na área de Biblioteconomia, Arquivo e Documentação, Área de estudo:
32-Informação e Jornalismo da CNAEFClassificação Nacional de Áreas de Educação e Formação, aprovada pela Portaria 256/2005, de 16 março.
4-A publicitação integral do procedimento concursal será efetuada na Bolsa de Emprego Público (BEP) acessível em https:
//www.bep.gov.pt e, por extrato disponível para consulta a partir da data de publicação na BEP, na página eletrónica do Município de Vila Verde em http:
//www.cm-vilaverde.pt/
2 de junho de 2025.-A Vereadora do Ordenamento do Território, Urbanismo e Modernização Administrativa, Michele Alves, eng.ª
319131482