Declaração de utilidade pública
O Roller Lagos Clube de Patinagem, associação de direito privado n.º 503976300, com sede na freguesia de São Sebastião, concelho de Lagos, foi criado em 1997 e tem por fim a promoção, divulgação e prática da patinagem por parte dos seus associados. Tem um âmbito de actuação predominantemente local, muito embora assuma algum impacte a nível regional.Tem tido um efectivo e relevante funcionamento, prosseguindo fins de interesse geral e de interesse para a localidade, uma vez que promove o desporto com especial incidência numa modalidade em franca expansão, como a patinagem.
É uma associação que se evidencia na vertente ensino/escola de patinagem, na perspectiva da relação com o meio escolar.
A cooperação com a Administração tem sido desenvolvida através de colaboração com as Câmaras Municipais de Lagos, de Vila do Bispo, de Aljezur, de Loulé, de Silves e de Monchique e com as Juntas de Freguesia de São Sebastião, de Santa Maria, de Odiáxere, de Barão de São João, da Luz e de Bensafrim.
O Roller Lagos Clube de Patinagem participou em diversos campeonatos, onde alcançou várias medalhas, duas de prata e três de bronze. Em 2002, a Câmara Municipal de Lagos concedeu ao Roller Lagos a medalha de mérito municipal - grau prata - pelos vários títulos regionais, nacionais e internacionais conquistados.
A associação colabora com o Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos nas férias do ATL e apoiando os jovens internos que têm acesso à Escola de Patinagem. Na vertente social, a associação tem-se destacado pelos diversos saraus, festivais, torneios e concentrações nacionais que organiza, salientando-se a organização de dois dos mais prestigiados torneios do mundo da patinagem de velocidade: o Torneio Internacional das Terras do Infante e o Torneio Internacional do Carnaval de Loulé, em parceria com as Câmaras Municipais de Lagos, de Vila do Bispo, de Aljezur e de Loulé.
Por estes fundamentos, conforme exposto na informação final do processo administrativo n.º 4/07 B02.07, instruído na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, declaro-a pessoa colectiva de utilidade pública, nos termos do Decreto-Lei 460/77, de 7 de Novembro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei 391/2007, de 13 de Dezembro.
23 de Junho de 2009. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho
Pinto de Sousa.
15312009