A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12039/2009, de 20 de Maio

Partilhar:

Sumário

Declara, pessoa colectiva de utilidade pública, a Fundação José Saramago, instituída em 2007.

Texto do documento

Despacho 12039/2009

Declaração de utilidade pública

A Fundação José Saramago, pessoa colectiva de direito privado n.º 508209307, com sede na freguesia de São João de Brito, concelho de Lisboa, instituída em 2007, tem por objecto promover o estudo da obra literária do seu instituidor, bem como da sua correspondência e espólio e respectiva preservação.

A Fundação tem um âmbito de actuação nacional, com extensões internacionais.

Constituiu uma extensão na localidade de Tías (Arrecife, Lanzarote), outra em Azinhaga (Golegã) e outra em Castril (Granada), esta com vínculo à Fundação e à Universidade de Granada através da Cátedra José Saramago, cátedra que é multidisciplinar. Estabeleceu, ainda, um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, de modo a ampliar a sua presença e actividade em Lavre, no pólo da Biblioteca Municipal.

A cooperação com a Administração tem sido desenvolvida através de colaboração com o Ministério da Cultura, nomeadamente com a Biblioteca Nacional de Portugal e o Instituto dos Museus e de Conservação, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Junta de Freguesia de Azinhaga (Golegã). A Fundação tem um efectivo e relevante funcionamento, prosseguindo fins de interesse geral e de interesse para o País, contribuindo, assim, para a valorização cultural e literária em Portugal e no estrangeiro.

Tendo presente a notoriedade pública da Fundação, a importância fundamental do seu objectivo para um acréscimo da valorização cultural e literária do País, as parcerias que já estabeleceu, bem como o interesse e a expectativa de que o seu trabalho comece a produzir efeitos positivos a curto prazo no domínio da cultura portuguesa, por ser da maior relevância para a sociedade, justifica-se, nos termos legais, o reconhecimento da existência de circunstâncias excepcionais que configuram a dispensa do prazo de três anos de efectivo e relevante funcionamento, previsto no n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 460/77, de 7 de Novembro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei 391/2007, de 13 de Dezembro.

Contudo, deverá a Fundação proceder à entrega de declarações comprovativas da regularização da sua situação contributiva perante a Segurança Social e do cumprimento das suas obrigações fiscais, em prazo não superior a 60 dias a contar da declaração de utilidade pública, junto da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

Por estes fundamentos, conforme exposto na informação final do processo administrativo n.º 91/UP/2008, instruído na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, declaro-a pessoa colectiva de utilidade pública, nos termos do Decreto-Lei 460/77, de 7 de Novembro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei 391/2007, de 13 de Dezembro.

12 de Maio de 2009. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto

de Sousa.

11172009

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/05/20/plain-252586.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/252586.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-11-07 - Decreto-Lei 460/77 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o estatuto das pessoas colectivas de utilidade pública.

  • Tem documento Em vigor 2007-12-13 - Decreto-Lei 391/2007 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera (primeira alteração) o Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de Novembro, que aprova o estatuto das pessoas colectivas de utilidade pública, e procede à sua republicação.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda