Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 14436/2008, de 26 de Maio

Partilhar:

Sumário

Nomeia o licenciado António Rogério Cabral Rodrigues Canhões para exercer o cargo de subdirector-geral de Reinserção Social.

Texto do documento

Despacho 14436/2008

Nos termos e ao abrigo do disposto nos artigos 18.º e 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, na redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, conjugados com os artigos 15.º, 26.º e 29.º do Decreto-Lei 206/2006, de 27 de Outubro, e com os artigos 3.º e 9.º do Decreto-Lei 126/2007, de 27 de Abril, nomeio o licenciado António Rogério Cabral Rodrigues Canhões para exercer, em comissão de serviço, o cargo de subdirector-geral de Reinserção Social.

A presente nomeação fundamenta-se na competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício do cargo.

O presente despacho produz efeitos a 19 de Maio de 2008.

15 de Maio de 2008. - O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, José

Manuel Vieira Conde Rodrigues.

Síntese do curriculum vitae

1 - Elementos de identificação - António Rogério Cabral Rodrigues Canhões, nascido em 2 de Março de 1955, natural de São Pedro do Sul.

2 - Habilitações literárias - licenciado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Protecção de Menores (Prof. Doutor F. M. Pereira Coelho) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

3 - Carreira profissional - ingresso na carreira técnica superior em 13 de Maio de 1988 na ex-Direcção-Geral dos Serviços Tutelares de Menores, após concurso e depois de ter sido docente desde 14 de Dezembro de 1979, embora em regime de destacamento na Direcção-Geral de Educação de Adultos. Em 6 de Março de 1992 é nomeado técnico superior de 1.ª classe após concurso. Em 7 de Abril de 1993 é nomeado director do Centro de Observação e Acção Social de Lisboa, depois Colégio de Acolhimento Educação e Formação da Bela Vista e ainda Centro Educativo da Bela Vista, funções que desempenhou até 28 de Janeiro de 2001, momento em que, a seu pedido, cessou a comissão de serviços. Em 1 de Fevereiro de 2001 é nomeado director do Departamento de Infância e Juventude do Instituto para o Desenvolvimento Social. Em 23 de Julho de 2001, através da Portaria 1255/2001, é-lhe criado, no quadro de pessoal do Instituto de Reinserção Social, um lugar de assessor da carreira técnica superior. Em 17 de Novembro de 2003 é nomeado, em regime de substituição, director do Centro Educativo Navarro de Paiva e em 7 de Junho de 2005, após concurso, nomeado director.

4 - Actividade profissional mais relevante:

Ministério da Educação - Direcção-Geral de Educação de Adultos:

Formador de Formadores;

Concepção e elaboração de materiais didáctico-pedagógicos de apoio às actividades de educação de adultos;

Ministério da Justiça - Direcção-Geral dos Serviços Tutelares de Menores (DGSTM) e Instituto de Reinserção Social (IRS):

Adjunto do director do Centro de Observação e Acção Social de Lisboa;

Chefe de divisão de Animação de Tempos Livres da DGSTM;

Director do Centro de Observação e Acção Social de Lisboa, mais tarde Centro Educativo da Bela Vista;

Presidente da Comissão de Protecção de Menores de Lisboa;

Director do Centro Educativo Navarro de Paiva;

Ministério do Trabalho e da Solidariedade - Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS):

Director do Departamento de Infância e Juventude.

Outras funções:

Director pedagógico da Escola Profissional Infante D. Henrique - Pólo de Lisboa;

Docente do ensino superior - licenciaturas e pós-graduações (Instituto Superior de Ciências Educativas e Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa);

Conferencista em diversas iniciativas no âmbito da infância e juventude.

Troféus:

«Menção honrosa» (1994) e «Quem faz mais pelas crianças» (1995) atribuídos pela Revista País e Filhos.

5 - Formação profissional - principais seminários e acções de formação frequentados:

Formação de formadores;

Técnicas de educação não formal;

Como educar em situação de risco;

Psicologia judiciária, a criança e a família, gestão de recursos humanos, droga hoje em Portugal - que respostas, crianças em risco, gestão por objectivos, bebé xxi, intervenção comunitária, os jovens e a justiça, vouloir l'europe, des savoirs des hommes, os jovens e a justiça, regime jurídico da função pública, indivíduos e organizações - gestão de relacionamento interpessoal, reforma do direito de menores, percours d'insertion, delinquência juvenil e comportamentos violentos em instituição, qualidade da actividade desenvolvida - avaliação e inovações, delinquência juvenil causas e soluções, currículos alternativos - formação em exercício, aprender aprender - teoria e prática da modificabilidade cognitiva, crimes ibéricos, relações pais e filhos - desafio fim de século, técnicas de tratamento residencial, formar para inserir, a lei tutelar educativa nos serviços de reinserção social, adopción internacional, eu criança quero ser, etc...

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/05/26/plain-234335.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/234335.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2006-10-27 - Decreto-Lei 206/2006 - Ministério da Justiça

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Justiça.

  • Tem documento Em vigor 2007-04-27 - Decreto-Lei 126/2007 - Ministério da Justiça

    Aprova a orgânica da Direcção-Geral de Reinserção Social (DGRS), no âmbito do Ministério da Justiça, assim como o quadro de pessoal dirigente, que é publicado em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda