A Sociedade Gouveense Pedro Amaral Botto Machado, associação de direito privado n.º 503.335.991, com sede na freguesia de São Pedro, concelho de Gouveia, desenvolve, desde 5 de Outubro de 1911, uma acção constante, ao serviço da população da região onde se insere, de fomento da divulgação, ensino e prática de actividades musicais que remontam ao movimento republicano de início do século. Salienta-se a actuação, em todo o País e no estrangeiro, da filarmónica bem como o funcionamento da escola de música.
Neste âmbito, movimenta um considerável número de residentes de todo o concelho.
Destaca-se, igualmente, a utilização de recursos pedagógicos inovadores e a criação de formações musicais destinadas a cultivar géneros musicais mais diversificados de que são exemplo a criação de uma orquestra ligeira e de vários ensembles de metais, saxofones e mistos. Do mesmo modo, coopera relevantemente com as mais diversas entidades públicas e privadas e com a Administração.
Por estes fundamentos, conforme exposto na informação final do processo administrativo n.º 28/06 B.02.07, instruído na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, declaro-a pessoa colectiva de utilidade pública, nos termos do Decreto-Lei 460/77, de 7 de Novembro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei 391/2007, de 13 de Dezembro.
3 de Dezembro de 2008. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho
Pinto de Sousa.