Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 866/2009, de 9 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Concessão de medalha ao COR Nelson Martins Viegas Pires

Texto do documento

Portaria 866/2009

Louvo o coronel NIM 10645583, Nelson Martins Viegas Pires, pela forma altamente competente, digna e meritória como desempenhou as funções de conselheiro militar do Exército na Delegação de Portugal junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (PODELNATO) e de representante do director nacional de Armamento junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia (EU), ao longo de três anos.

Como conselheiro militar, o coronel Viegas Pires demonstrou ser um oficial inteligente e possuidor de uma sólida cultura geral e militar, que lhe conferem reconhecida competência profissional, tendo pautado a sua actividade pela escrupulosa defesa do interesse nacional de acordo com as orientações superiormente definidas, com elevado espírito de missão e extraordinário sentido de responsabilidade na execução das funções que lhe foram atribuídas.

O coronel Viegas Pires desenvolveu actividades em variadas áreas, tendo, de forma esclarecida, estabelecido a necessária coordenação com os respectivos representantes em Portugal, designadamente no âmbito do Executive Working Group, nas diversas áreas ligadas à defesa antimíssil e da reforma das agências OTAN. Foi, ainda, representante nacional NRC/TMD (NATO - Russia Council Theater Missile Defense), no SALW (Small Arms and Light Weapons), no CBC (Civil Budget Committee) e no AGFC (Advisory Group of Financial Counselors).

Na qualidade de representante do director nacional de Armamento, NADREP (National Armaments Director Representative), o coronel Viegas Pires constituiu-se como um colaborador directo do director nacional de Armamento junto da Conferência dos Directores Nacionais de Armamento, quer no âmbito das reuniões, quer noutras actividades inerentes aos vários projectos em que foi envolvido como representante nacional. De entre estes, destacam-se o programa TMD (Theather Missile Defense), onde participou mais directamente, o programa AGS (Alliance Ground Surveillance), que acompanhou estabelecendo a ligação com o respectivo representante nacional, o programa de trabalho da DAT (Defence Against Terrorism) e as acções tomadas ao nível dos vários MAG (Main Armaments Groups).

Em todas essas áreas, é justo realçar o rigor de análise, pertinência e pragmatismo evidenciados pelo coronel Viegas Pires que muito contribuíram para fundamentar o processo nacional de tomada de decisão, sendo igualmente adequado distinguir o esforço adicional que lhe foi exigido no acompanhamento dos trabalhos em curso na Agência Europeia de Defesa (EDA).

O coronel Viegas Pires foi ainda um precioso colaborador na área informática, que inclui os segmentos classificados (MINERVA, SEIF e MMHS) e segmento não classificado com acesso à Internet e à intranet das Forças Armadas. Igualmente, foi responsável pela implementação das comunicações sobre IP, na delegação, sob orientação do MNE.

A par do seu comportamento moral, camaradagem, sólida cultura militar, alta competência profissional, exemplar espírito de missão, capacidade de iniciativa e organização e sensibilidade para entender as opiniões e as posições dos seus interlocutores, o coronel Viegas Pires cultivou em elevado grau a virtude da lealdade, desenvolveu relações harmoniosas no trabalho de grupo, que lhe permitiram conquistar a amizade, o apreço e a consideração de todos aqueles com que teve que contactar, quer no plano nacional quer entre os seus homólogos dos países Aliados e do Secretariado Internacional.

Pelas razões expostas, é muito grato ao Ministro da Defesa Nacional reconhecer publicamente o elevado nível de desempenho do coronel Viegas Pires e as excelentes qualidades pessoais e profissionais que comprovadamente demonstrou e considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e muito distintos, dos quais resultaram honra e lustre para a Defesa Nacional e para o País.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto no artigo 16.º, ambos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao coronel NIM 10645583, Nelson Martins Viegas Pires.

2 de Abril de 2009. - O Ministro da Defesa Nacional, Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira.

202262721

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1431516.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda