Nomeação para o cargo de Dirigente Intermédio de 2.º grau - Chefe de Divisão do Núcleo de Documentação e Educação para o Desenvolvimento (ND)
1 - Em conformidade com as disposições conjugadas no n.º 1 do artigo 20.º e n.os 1 e 2 do artigo 21.º, ambos, da Lei 2/2004 de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, procedeu o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I. P. (IPAD, I. P.), através de Aviso publicitado, respectivamente, no Diário da República n.º 36, 2.ª série, de 20 de Fevereiro de 2008, rectificado, por ter saído com inexactidão, no Diário da República n.º 57, 2.ª série, de 23 de Março e na Bolsa de Emprego Público (BEP), de 24 de Março, com o código de oferta n.º OE201003/0702, ambos do ano de 2010, à divulgação da abertura do procedimento concursal com vista ao provimento do cargo de Chefe de Divisão do Núcleo de Documentação e Educação para o Desenvolvimento, estabelecido no artigo 8.º, da Portaria 510/2007, de 30 de Abril, em conjugação com as competências expressas no n.º 2, do artigo 8.º, da citada Lei 2/2004, na redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto.
2 - Findo o referido procedimento concursal e após ter sido dado cumprimento ao disposto no n.º 5 do já citado, artigo 21.º, da Lei 2/2004, na redacção dada pela Lei 51/2005, a escolha recaiu no candidato, Elsa Maria Simões Botas, por se considerar que reúne as condições mais adequadas ao desempenho do cargo a prover, porquanto, demonstrou, inequivocamente, possuir as melhores condições técnicas para prosseguir as atribuições da respectiva unidade orgânica para a qual foi aberto o mencionado procedimento, em virtude de ser detentora duma ampla prática profissional, nomeadamente, possuir conhecimentos demonstrados no que concerne à prossecução de acções de promoção, divulgação e sensibilização do público em geral para a temática da cooperação para o desenvolvimento, assim como o desempenho e experiência comprovada no exercício de funções dirigentes, nomeadamente, na área do lugar a prover.
3 - Saliente-se, ainda, que a candidata reúne os requisitos legais e o perfil adequado para o desempenho do cargo para o qual foi aberto o respectivo procedimento.
4 - Nos termos dos n.os 8, 9 e 10 dos citados artigo 21.º, da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, nomeio, em comissão de serviço, pelo período de 3 anos, a candidata, Elsa Maria Simões Botas, do Mapa de Pessoal do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I. P. (IPAD, I. P.), no cargo de Chefe de Divisão, do Núcleo de Documentação e Educação para o Desenvolvimento, com efeitos reportados a 18 de Maio de 2010.
5 - Anexa-se nota relativa ao curriculum académico e profissional da nomeada.
11 de Junho de 2010. - O Presidente, Augusto Manuel Correia.
ANEXO
Nota Curricular
Nome: Elsa Maria Simões Botas
Habilitações:
Literárias
Licenciatura em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa
Profissionais
1972 a 1982 - Desempenho de funções no Instituto de Estatística do Ministério do Trabalho.
1982 a 1989 - Ingresso no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Instituto para a Cooperação Económica, onde iniciou a carreira no quadro da cooperação para o desenvolvimento e exerceu funções diversas nos organismos da cooperação e nos Países de Língua Portuguesa, tendo sido sucessivamente representante do IPAD na Guiné Bissau, no projecto trilateral com os EUA e 1.ª Adida de Cooperação naquele país.
1989 e Setembro de 1992 - Regresso ao Ministério dos Negócios Estrangeiros como Assessora do Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, altura em que foi nomeada Conselheira da Cooperação junto da Embaixada de Portugal em Praia, Cabo Verde.
1997 - Desempenho de funções no Instituto para a Cooperação Portuguesa como chefe de divisão de coordenação geográfica, tendo sido nomeada em Maio do mesmo ano para a representação de Portugal na União Europeia - REPER, tendo sido delegada de Portugal nos Grupos de Trabalho do Conselho Europeu - África, Caraíbas, Pacifico e Balcãs Ocidentais, bem como dos Comités de Financiamento dos programas de cooperação externa da Comissão Europeia.
2006 - Regresso, a seu pedido, para ingressar no IPAD, onde, para além de ter exercido funções na área multilateral, em particular da informação para o desenvolvimento, tem chefiado, em regime de substituição, o Núcleo de Documentação e Educação para o Desenvolvimento (ND).
203380643